São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rival do Rio, Tóquio-2016 tem aval de federações

Projetos de praças esportivas da candidatura olímpica japonesa são bem recebidos

Locais de competição para os Jogos foram avaliados, e aprovados, por todas as 26 entidades representativas dos esportes da Olimpíada


DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos três rivais do Rio de Janeiro na disputa para sediar os Jogos de 2016 passou a ter um trunfo importante. Todas as 26 federações internacionais de modalidades presentes no atual programa olímpico aprovaram as praças esportivas do projeto de Tóquio, segundo informou o comitê da candidatura japonesa ontem.
O projeto das instalações foi submetido à avaliação das federações em junho de 2008.
O comunicado oficial divulgou que todas as entidades concordaram com os aspectos operacionais e a com a parte logística que serão aplicados em cada praça esportiva, caso Tóquio seja eleita a sede de 2016.
"O rápido processo de aprovação reflete a exata natureza do plano técnico de Tóquio que, para além da avaliação do Comitê Olímpico Internacional [COI], tem sido lapidado para encontrar os padrões estabelecidos pelo movimento esportivo e, depois, excedê-los", afirma o comunicado.
Assim como o Rio, a candidatura de Tóquio também tem como trunfo um projeto de parque olímpico que centraliza as sedes esportivas, o que facilitaria o deslocamento entre as praças. No caso japonês, com exceção das instalações de futebol e de tiro, todas as outras estarão situadas no centro da cidade, em um raio de 8 km.
"A aprovação demonstra que as federações compreendem nosso conceito e nossa visão para desenvolver os Jogos mais compactos e mais sustentáveis da história", disse Toru Hirakata, diretor de esportes do comitê da candidatura japonesa.
Segundo o dossiê de Tóquio-2016, cinco novas sedes esportivas serão erguidas. Além disso, algumas instalações utilizadas na Olimpíada de 1964 serão reaproveitadas.
Além de Tóquio e Rio, Chicago e Madri também disputam o direito de sediar a Olimpíada, em 2016. Todas as cidades-candidatas farão, em 12 de fevereiro, a última apresentação ao COI. O comitê anunciará a escolhida em 2 de outubro, durante assembleia da entidade, que será realizada em Copenhague, na Dinamarca.


Texto Anterior: Clubes afirmam que proposta da CBG para avaliação é inadequada
Próximo Texto: Foco: Cartão-postal dos Jogos de Pequim, Ninho de Pássaro vive dias de esquecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.