São Paulo, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga deixa Ronaldinho longe da Copa

Treinador não convoca atacante para amistoso contra a Irlanda, em Londres, e diz que não é mais hora de surpresas

Gilberto e Robinho são chamados para a partida, a última antes da divulgação, em maio, da lista final para o Mundial da África do Sul


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O meia-atacante Ronaldinho, do Milan, dificilmente vai disputar a Copa do Mundo da África do Sul. O jogador ficará fora do último amistoso da equipe nacional antes da convocação final, que acontecerá em maio, para o Mundial.
Apesar de o técnico da seleção, Dunga, ter chamado vários jogadores que estão sendo contestados nos seus clubes, Ronaldinho perdeu a oportunidade de enfrentar a Irlanda, no dia 2 de março, em Londres.
""Neste momento não existem mais surpresas. Se parar para observar, tudo o que fizemos é uma sequência do que já foi feito até agora. Vocês [jornalistas] querem sempre grandes nomes. Mas, para nós, não existe grande e pequeno nome. Existe o jogador que entra em campo e resolve. Tudo o que a gente faz tem uma sequência. Não podemos criar problemas para nós mesmos", afirmou o treinador, que não escala o milanista há 14 partidas.
Ronaldinho vestiu a camisa da seleção pela última vez na vitória diante dos peruanos, por 3 a 0, no dia 1º de abril do ano passado, em Porto Alegre, pelas eliminatórias da Copa-2010.
Embora tenha deixado o jogador do Milan fora da lista, Dunga continuou prestigiando Doni, Júlio Baptista, Felipe Melo e Elano, que ainda não conseguiram se firmar nos seus clubes nesta temporada.
""Chamo um jogador pelo o que ele faz no clube, mas ele precisa fazer o mesmo na seleção brasileira. E tem uns jogadores que nos clubes não rendem tanto, mas, na seleção brasileira, rendem muito. E são esses que eu quero", justificou o treinador. Doni e Júlio Baptista são reservas na Roma.
Ronaldinho é um dos destaques do Milan no Italiano, mas acabou arranhando sua imagem após um jornal local ter revelado que o jogador organizou uma festa em um hotel de luxo às vésperas do clássico contra a Internazionale -o craque negou. Já o zagueiro Thiago Silva, colega de Ronaldinho no Milan, foi chamado por Dunga.
A novidade na lista foi a convocação de Gilberto para jogar na lateral esquerda, posição em que não atua no Cruzeiro.
""Inicialmente, ele vai jogar na lateral. Ele ficou bastante tempo fora da seleção, mas é um jogador experiente, joga também no meio-campo, tem versatilidade. Conheço a capacidade dele, e daremos mais uma oportunidade", disse Dunga, ao comentar a convocação do jogador de 33 anos.
Além de Gilberto, Michel Bastos foi o outro atleta convocado para atuar na posição. O jogador do Lyon também atua como meia, no futebol francês.
Com a convocação de ontem, Dunga envelheceu mais o grupo. O elenco que vai jogar em Londres terá média de idade de 28,5 anos, próxima à da seleção que fracassou no Mundial da Alemanha. Em 2006, o time dirigido por Carlos Alberto Parreira tinha média de 29,5 anos.
Na lista de ontem, o treinador não relacionou nenhum jogador com menos de 23 anos. O atacante Neymar, 18, do Santos, não foi lembrado. Já Robinho continuou prestigiado.


Texto Anterior: Tostão: Um fala, e outros repetem
Próximo Texto: Análise: Apenas ordem de cartola já mudou opinião de Dunga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.