São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Atrás das grades

Está na mesa do presidente Lula decreto que prevê alterações no Estatuto do Torcedor. A principal mudança é a criminalização de atos de vandalismo e violência em estádios brasileiros. Atualmente, o documento condena tais atos, porém não especifica qual a pena para essas transgressões. Tudo por falta de uma normatização (ou regulamentação) do estatuto. Agora, a ideia é punir com rigor os baderneiros, inclusive com detenção. Na sexta-feira, Lula deve assinar o documento que irá colocar em prática as mudanças.

Digital. O presidente também vai lançar o cadastramento de torcedores. A ideia é facilitar a identificação de quem comete crimes nas arenas. A nova Secretaria do Futebol, que deve ser comandada por Alcino Reis, será responsável pelo programa.

Alvo.... O deputado Silvio Torres (PSDB-SP) apresentou à Câmara projeto de lei para que todas as entidades esportivas sejam proibidas de fazer doações eleitorais.

...marcado. O projeto, se aprovado, vai atingir em cheio a CBF, entidade esportiva que mais fez doações nas últimas eleições. Segundo o TSE, a confederação distribuiu R$ 345 mil no último pleito municipal.

Nervosinho. Dirigentes do São Paulo não estão contentes com o comportamento do atacante Dagoberto. Afirmam que ele se excede demais, como na expulsão contra o Mogi Mirim, por querer mostrar ao técnico Muricy Ramalho que deve ser titular do time.

Filho. O novo técnico da Portuguesa, Paulo Bonamigo, ouviu no Canindé que não deve mexer com Fellype Gabriel. O jogador é protegido do diretor de futebol Luís Iauca, que demitiu Mário Sérgio dias após brigar com o atleta.

Poder.... A demissão de Antonio Carlos do cargo de diretor de futebol do Corinthians demonstrou a força do técnico Mano Menezes no clube. Brigado com o ex-cartola, o treinador, para colocar Ronaldo em campo, como queria o presidente Andres Sanchez, exigiu a cabeça do cartola.

Gêmeos. O apelido de Ronaldo dado pelos colegas de Corinthians, mas mantido sob segredo, é Edinanci, em referência à judoca da seleção. Os atletas brincam que fisicamente os dois se parecem.

Estrelinha. O presidente do C13 enviou carta a Andres Sanchez elogiando a contratação de Ronaldo. "Em cada toque dele, rejubila-se a alma brasileira", diz Fábio Koff.


Tiete. Cartolas palmeirenses chiavam ontem que os jogadores do time ficaram admirando Ronaldo em campo. E, por isso, não tiveram coragem de marcá-lo mais duro.

Novas caras. A Confederação Brasileira de Handebol anuncia hoje os nomes dos estrangeiros que irão dirigir a seleção. O espanhol Javier Cuesta será o técnico do masculino, e o dinamarquês Morten Soubak, do feminino.


Colaboraram ADALBERTO LEISTER FILHO e EDUARDO OHATA , da Reportagem Local

Dividida

"O Dérbi deixa a turma da bambilândia histérica porque desperta nela o eterno complexo de coadjuvante"
De MARCELO FONSECA , diretor-adjunto de planejamento do Palmeiras, sobre o São Paulo, que criticou as ações de marketing do clássico



Próximo Texto: Em campo, Ronaldo, enfim, gera dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.