UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfalcado, Corinthians bate rival e deixa a altitude sem sofrer gols

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians não sentiu a falta de quatro titulares nem os efeitos da altitude de La Paz e bateu o Strongest por 2 a 0, ontem, pela última rodada da primeira fase da Taça Libertadores da América.
Como já estava classificado em primeiro lugar do Grupo 8, Geninho se deu ao luxo de poupar Doni, Kléber, Gil e Jorge Wagner.
Ele também aproveitou para testar um de seus esquemas táticos preferidos, o 3-5-2, com a entrada do zagueiro César, ao lado de Fábio Luciano e Anderson.
Com essa formação, finalmente, a defesa corintiana conseguiu terminar uma partida sem levar gols. Isso foi registrado pela última vez há dois meses. O último confronto em que os corintianos não tinham sido vazados havia sido na estréia na Libertadores, contra o Cruz Azul, no dia 5 de fevereiro, quando venceram por 1 a 0.
O adversário do time do Parque São Jorge nas oitavas-de-final deve ser o River Plate, que bateu o Libertad ontem, por 2 a 0, fora de casa. Os argentinos só perdem a segunda posição do Grupo 1 com uma combinação pouco provável de resultados. O líder da chave é o Deportivo Cali (12 pontos).
O River Plate ocupa a segunda posição com nove pontos e pega o Emelec na última rodada.
Os corintianos terão a vantagem de definir a vaga para as quartas-de-final em casa. Mas, se chegarem pela primeira vez à decisão da Libertadores, de acordo com o regulamento, farão o jogo decisivo fora de seus domínios.
Com a derrota para o Corinthians, a equipe boliviana perdeu a disputa pela segunda posição da chave para o Cruz Azul e está eliminado da competição. O Strongest precisava vencer ontem por seis gols de diferença.
Os bolivianos esperavam que os adversários sentissem dificuldade para correr em La Paz, que fica a 3.600 m acima do nível do mar.
Mas o time de Geninho, que se preparou desde dezembro, nas férias dos atletas, para enfrentar os efeitos da atitude, não se abateu.
Mesmo sem atuar com rapidez na maior parte do jogo, o Corinthians conseguiu explorar a velocidade de Leandro e Liedson para criar oportunidade de gols.
E foram justamente os dois atacantes que marcaram os dois gols do jogo no primeiro tempo.
Aos 35min, após um erro de passe do adversário, Leandro tocou para Renato, que serviu Liedson. O atacante recebeu na pequena área e chutou para fazer 1 a 0.
Antes, aos 10min, Liedson perdera a chance de abrir o placar ao chutar na trave, depois de driblar seu marcador e o goleiro.
Cinco minutos depois de Liedson marcar, Leandro avançou pela esquerda e chutou de pé direito, fazendo o segundo gol. O atacante, que joga pela direita quando os canhotos Kléber e Gil estão em campo, se revezou pelos dois setores, e participou mais dos principais lances do time.
Perdendo por dois gols de diferença, o Strongest passou a ter a obrigação de marcar oito vezes para ficar com a vaga na próxima fase no saldo de gols.
Sem conseguir trocar passes com eficiência, o time boliviano insistiu principalmente nos chutes de longa distância sem incomodar o rival. Já os corintianos se preocuparam apenas em evitar contusões e um desgaste maior.


Texto Anterior: Futebol: Brasileiro se torna um fardo para o Santos
Próximo Texto: Vampeta opera e descobre novas lesões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.