São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prancheta do PVC

PAULO VINICIUS COELHO pvc@uol.com.br

A seleção e suas funções

DIEGO TARDELLI ouviu a observação do repórter Fernando Gavini, da ESPN, sobre sua chance de ir à Copa crescer por causa da crise de Adriano.
O atacante respondeu que não disputa o lugar com Adriano. Sua vaga depende muito mais de Robinho e Nilmar e da vontade, ou não, de Dunga oferecer outra chance a Ronaldinho Gaúcho.
Uma parte das críticas ao técnico da seleção é injusta por não levar em conta quem disputa posição com quem. Questão apenas de observação, mas do exercício cotidiano de ver jogos e entender quem entra em que posição, quem executa qual função.
Se Ganso merecer chance na convocação de amanhã, será para a reserva de Kaká, ainda que não seja possível a observação vestido de amarelo. Só a observação do que falta na seleção e do lugar onde o camisa 10 atua no Santos.
Se Ronaldinho voltar à seleção, será na reserva de Robinho, do lado esquerdo do ataque- ou do meio de campo, se você entender que o Brasil vai à Copa no 4-2-3-1.
Só que do lado esquerdo, Robinho e Nilmar jogaram mais do que o ex-melhor do mundo. Ronaldinho tem três chances de ir à Copa-2010:
1. a improvável barração de um deles, Nilmar ou Robinho;
2. que Dunga esteja infeliz com o atacante Adriano e faça de Nilmar o reserva de Luis Fabiano, com Ronaldinho transformando-se no suplente de Robinho;
3. que Dunga abra uma vaga, tirando Ramires ou Kleberson e incluindo Ronaldinho como curinga, reserva de Kaká e de Robinho.
Na ilustração abaixo, você vê o time titular e o reserva, posicionados exatamente como indicam as posições de titular e reserva. Não se trata de entrar na cabeça de Dunga, mas de observar por três anos e meio trabalho do treinador.
Ronaldinho e Neymar juntos na mesma seleção? Quase impossível, porque os dois jogam na mesma faixa de Robinho e Nilmar. Dois curingas é absolutamente improvável. As posições abertas são claras. O terceiro goleiro está faltando, desde que Doni virou reserva da Roma. Os dois laterais não estão claros. O reserva de Felipe Melo pode ser Kleberson ou Ramires. Se for Kleberson, Ramires pode ser reserva de Elano ou ficar fora. E a vaga de Adriano...



VIRADA CORINTIANA
A luta para repetir 99, ano em que caiu na Libertadores e venceu o Nacional, começou pela troca da preparação física. Ao crítico da substituição de Elias ante o Flamengo vale citar que ele quis sair, como Jorge Henrique, ambos por cansaço. Ontem, o time repetiu Jorge Henrique, Dentinho e Danilo.


FAVORITO, QUE NADA
Adílson Batista despreza o favoritismo e diz que o jogo ante o São Paulo será complicado. Será. Mas o Cruzeiro tem o time com estilo mais definido há mais tempo no país. Joga com posse de bola, sabe inverter o lado da jogada e ditar o ritmo que lhe convém. Tem tudo para chegar às semifinais novamente.


CRISE VERDE
O Palmeiras jogou uma partida terrível na vitória sobre o Vitória (1 a 0). Mais do que a falta de jogadores, o que pesa é a falta de ânimo, o que tem a ver com falta de liderança. Na direção do clube, a impressão é que Belluzzo e Cipullo aguardam a eleição de janeiro. Antes, só vale mesmo o início das obras da Arena. Com isso, a equipe sofre, e a perspectiva é de uma campanha intermediária -com sorte. Elenco para ir um pouco mais longe o time tem.


Texto Anterior: Palmeiras: Diretoria quer anunciar hoje o substituto do lateral Armero
Próximo Texto: Duelo de times mistos acaba empatado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.