São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em fax a Ronaldo, Lula tenta apagar atrito com seleção

Presidente escreve a atacante que só quis esclarecer qual era sua condição física, e não ofendê-lo

Em conversas reservadas, petista diz que se arrepende de ter cobrado título e que pretende receber jogadores após Copa com ou sem hexa


KENNEDY ALENCAR
PEDRO DIAS LEITE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ontem, por fax, carta a Ronaldo na qual praticamente pede desculpa por ter indagado ao técnico Parreira se o jogador está gordo. Em conversas reservadas ontem, Lula fez autocrítica em relação à sua participação na videoconferência de anteontem com a seleção brasileira.
Lula achou, por exemplo, que errou ao dizer que os jogadores tinham a obrigação de conquistar o hexacampeonato. Numa oportunidade pública para falar de futebol, Lula deverá dizer que receberá os jogadores após a Copa com ou sem título.
Na carta a Ronaldo, Lula disse que tem "carinho" pelo atacante e que "continua torcendo" por ele. O presidente escreveu que fez a pergunta sobre seu peso para "encerrar as especulações sobre as condições físicas dele".
Anteontem, a pergunta exata de Lula ao técnico foi: "Vira e mexe... eu, de vez em quando, encontro com o Ronaldo, eu sei que ele está magro, mas vira e mexe a gente lê aqui na imprensa brasileira que o Ronaldo está gordo. Afinal de contas, ele está gordo ou não está gordo?".
Em conversas com auxiliares que o acompanharam ontem ao Rio de Janeiro, Lula disse que sempre teve boa relação com Ronaldo, que já enviara carta ao jogador quando ele enfrentou dificuldades em sua carreira e que não teve a intenção de ofendê-lo.
A contundência da reação de Ronaldo surpreendeu o presidente e auxiliares. Ao falar da pergunta de Lula com a imprensa, Ronaldo fez menção a um suposto abuso de bebida alcoólica da parte de Lula. "Todo mundo diz que ele bebe pra caramba. Tanto é mentira que eu sou gordo como deve ser mentira que ele bebe pra caramba", disparou o atacante.
Segundo fontes da Presidência da República, que pediram para não serem identificadas, o jogador ficou "satisfeito" com as explicações do presidente e disse que "não guarda mágoa".
O presidente não quis se preparar com auxiliares para a videoconferência, discutindo eventuais assuntos a abordar. Falou de improviso e escorregou. Lula também acha que exagerou ao tentar arrancar de Parreira qual seria um adversário preferencial na final.
Curiosidade: o peso do próprio Lula é tratado como segredos de Estado. Com 60 anos e cerca de 1,70 m de altura, Lula pesava 84 kg no início de fevereiro, depois de ter perdido 12 kg em quatro meses de dieta.


Texto Anterior: COPA 2006
Artilharia pesada

Próximo Texto: Cara: Atacante é amigo de Aécio Neves, que é do PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.