São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a hora da estrela

"Nasci para vencer, e não para ser famoso"

Lewis Hamilton, 22, fala à Folha sobre sua nova vida, como sensação da F-1

Vice-líder do Mundial, inglês experimenta superproteção da McLaren, que veta aos repórteres, por exemplo, perguntas sobre sua cor

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MONTRÉAL

Uma multidão cerca Lewis Hamilton, 22. Sentado atrás de uma pequena mesa nos escritórios da McLaren em Montréal, o inglês, olhos arregalados, responde às perguntas da imprensa, ávida por saber como está o clima na equipe após a polêmica vitória de seu companheiro Fernando Alonso em Mônaco.
O piloto parece pensar em cada palavra. Sabe que está no centro de um furacão. Sabe da importância que ganhou na F-1 após quebrar todos os recordes de precocidade em seu ano de estréia: cinco pódios em cinco corridas, mais jovem a liderar o Mundial e melhor estreante.
Minutos depois, um grande sorriso, que deixa à mostra seus dentes separados, destrói a primeira impressão. É assim, relaxado e "desarmado", que outro Hamilton recebe a Folha e cinco jornalistas ingleses no motorhome improvisado do time.
"Desculpem pela bagunça lá fora", fala, sempre sorrindo. "As coisas estão meio malucas. Obrigado por esperarem."
E a espera foi mesmo longa. Conseguir falar com a sensação da F-1 é uma tarefa difícil. A reportagem entrou em contato com a assessoria da McLaren no dia seguinte ao GP da Espanha, quando ele assumiu a liderança do Mundial.
Depois de uma série de e-mails e de ouvir que assuntos como racismo não deveriam ser abordados, a equipe agendou entrevista em Mônaco, depois desmarcada. Enfim, aconteceu no Canadá, que hoje recebe a sexta etapa do Mundial. E com mais um recorde do novato: ele obteve, ontem, a primeira pole de sua carreira.
"Não nasci para ser famoso, nasci para correr e vencer, mas a fama é uma parte disso, apesar de eu não gostar", disse o expoente da nova cara da F-1.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Scolari prega paz a técnicos de Israel e da Palestina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.