São Paulo, sábado, 10 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista insiste na participação do Morumbi

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

O presidente Lula entrou na polêmica sobre o estádio de São Paulo para a Copa de 2014. Anteontem, após o lançamento do logo do Mundial brasileiro, deu uma "prensa" no prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
Quem acompanhou a conversa, como o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disse que Lula falou a Kassab que o Morumbi não poderia ficar fora da Copa e pediu pressa para resolver a situação.
O petista também perguntou se a eliminação do estádio foi política ou técnica. "O tom da conversa foi esse mesmo", falou à Folha Silva Jr.
Repetindo o discurso que adotou em sua viagem de três dias à África do Sul, Kassab respondeu ao presidente que apoia o Morumbi.
Hoje, Lula tem agendado um café da manhã com os presidentes da Fifa, Joseph Blatter, e do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira, que também chefia a CBF. O tema deve estar na pauta desse encontro.
As palavras de Lula ao prefeito paulistano, que deixou ontem a África do Sul, não foram ouvidas por Teixeira, que, junto com a Fifa, excluiu o estádio são-paulino da Copa no mês passado.
Não é a primeira vez que Lula defende o Morumbi. No ano passado, quando o estádio foi duramente criticado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ele visitou a arena para manifestar seu apoio à casa são-paulina.
Anteontem, Teixeira voltou a dizer que o Morumbi está fora da Copa. Ele tem reunião agendada em São Paulo com o governador paulista, Alberto Goldman (PSDB), e Kassab, no próximo dia 20, para falar da situação.
O presidente do COL e a Fifa pressionam o comitê paulista a construir um estádio novo em São Paulo, em Pirituba. Mas a cidade ainda não obteve parceiros para a obra.
O coordenador do comitê paulista, Caio Carvalho, afirmou à Folha anteontem que Pirituba é uma trama para inviabilizar o Morumbi e que Kassab foi vítima de intriga.
Goldman também criticou a construção de uma nova arena na capital paulista.
"Tem gente que diz que tem que fazer um novo estádio. Eu digo: "Construir um estádio para de vez em quando usar?". Eu tenho estádios aqui, não preciso de novos."
O COL e a Fifa alegam ter excluído o Morumbi por não terem segurança nas garantias financeiras apresentadas pelo São Paulo.
(AF E EAR)


Texto Anterior: Piadas marcam lançamento de campanha
Próximo Texto: Copa atenua tensão social na Holanda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.