São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imprevistos alertam o líder Corinthians

SÉRIE A
Clube tem clima ameno, mas se previne para evitar quedas típicas no Nacional de pontos corridos


RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

Crianças brincam ao lado das placas no campo do CT do Corinthians. Jogadores acertam boladas uns nos outros. Liedson passa o rachão encostado em uma trave, provocando companheiros.
A liderança no Brasileiro melhora o humor do time alvinegro, que hoje enfrenta o Atlético-GO em Goiânia. Mas o histórico do Nacional mostra que isso não é garantia de final feliz. Na era dos pontos corridos, só em 2003 o líder na sétima rodada (Cruzeiro) foi campeão. Por duas vezes, o Corinth
ians esteve no topo neste mesmo estágio: em 2007 e 2010. Mas, há quatro anos, o time terminou rebaixado.
Por isso, Tite mantém suas longas palestras aos jogadores, como fez anteontem. Aponta para cada um deles, olha no olho. Quer responsabilidade de todos. "Para se formar um campeão, tem que saber administrar os elogios. Tem que saber que vai perder e encarar com tranquilidade. Tem que saber porque perde e porque ganha. Tem que ter cabeça inclusive para as adversidades", afirmou o treinador. Outro desafio é físico: começa o período de dois jogos por semana no Brasileiro.
"Daqui a pouco, tem que segurar um pouquinho", declarou Tite, sobre a possibilidade de poupar jogadores pelo menos em treinos. Liedson sofre com problema crônico no joelho esquerdo. No rachão, reclamava de dores nas unhas. Mas está confirmado para o jogo.
Antes, Chicão ficou fora por uma amigdalite, que o fez perder peso. Deve retornar diante do Atlético-GO. Hoje, entre os principais times, o Corinthians é o que menos sofre com desfalques.
São Paulo, Santos e Flamengo perderam atletas para as seleções principal ou sub-20.
O adversário goiano de hoje é outra das imprevisibilidades. Sempre lutando para não cair, bateu o Corinthians duas vezes no ano passado.
"Mostro para eles a tabela, e quem é inteligente entende.
Terminamos a três pontos do líder [em 2010]", disse Tite.
Não é possível prevenir percalços extracampo. Em 2007, houve escândalo de corrupção e queda do ex-presidente Alberto Dualib. Neste ano, haverá eleição.
Há ainda a volta do atacante Adriano, em setembro.
Até agora, o centroavante é Liedson. Ao lado da trave, fez um gol no rachão.
"Estava impedido?", perguntou. "Estava, mas o bandeira não viu", brincou o auxiliar e "juiz" Geraldo Delamore. Nenhum jogador do outro time reclamou.

NA TV
Atlético-GO x Corinthians
16h Globo (para SP)


ATLÉTICO-GO
Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Renato Augusto, Pituca, Bida e Thiaguinho; Juninho e Marcão
T.: Paulo César Gusmão

CORINTHIANS
Júlio César; Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Willian e Liedson
T.: Tite

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)



Texto Anterior: Rogério elogia trabalho de interino
Próximo Texto: Técnico mostra resistência para mexer no time
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.