São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2000


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+ ESPORTE - ACADEMIA
Estimulante, natação melhora autoconfiança e saúde dos bebês

DA REPORTAGEM LOCAL

As aulas de natação não só melhoram a saúde física dos bebês, mas também contribuem para a sociabilização e o desenvolvimento psicológico das crianças.
A psicóloga Maria dos Anjos Vigário, 43, responsável pelo acompanhamento das crianças da pré-escola do colégio Vital Brasil, explica que as aulas estimulam a criatividade e aumentam a autoconfiança dos bebês.
Segundo a psicóloga, a presença dos pais é muito importante para o sucesso da aula.
"É tudo estranho para os bebês: a água, as outras crianças, a professora. A presença da mãe ou do pai conforta a criança, que assim se sente mais segura", disse ela, que recomenda não forçar a adaptação da criança à água.
"Chorar é normal. Os pais devem tentar conversar, tirá-las um pouco da piscina. Mas forçar o bebê a continuar pode provocar trauma", disse.
Ilcileni Miranda, professora de educação física e instrutora de aulas para bebês da Fórmula Academia, ressalta os benefícios físicos propiciados pelas aulas de natação: desenvolvimento da capacidade respiratória, tonificação dos músculos, aumento do apetite, efeito calmante, melhora da coordenação motora grossa e do equilíbrio.
As aulas, conta Almir Marchetti, coordenador de natação da Bio Ritmo Academia, ensinam aos bebês, de uma maneira lúdica -com músicas e brinquedos-, os movimentos básicos, como bater os braços e prender a respiração embaixo d'água.
"Colocamos e cantamos músicas que logo elas (as crianças) associam com um movimento. Assim, "Marcha Soldado" é para bater as perninhas. Os bebês aprendem por repetição e associação", ensina Marchetti.
As aulas não fazem bem apenas para as crianças saudáveis. A AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa) promove aulas para um grupo de bebês que tem deficiências provocadas por paralisia cerebral, lesões medulares e má formação fetal. (MARÍLIA RUIZ) E-mail mais.esporte@uol.com.br


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