São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Nanismo aparece uma vez a cada 12 mil nascimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

O distúrbio do crescimento que provoca estatura anormalmente baixa é chamado de nanismo. Afeta igualmente todas as etnias de ambos os sexos, numa proporção de um caso para cada 12 mil nascimentos.
A altura média dos adultos com nanismo varia entre 1,20 m e 1,30 m. No caso específico das competições esportivas para anões, são aceitos todos os que medirem menos de 1,50 m.
A causa do nanismo pode ser genética ou hormonal. O problema mais comum, responsável por 75% dos casos, é a acondroplasia, que impede o desenvolvimento normal dos ossos longos, como o fêmur e a tíbia.
Os membros se encurtam, mas o tronco tem tamanho próximo ao normal.
Caso a doença seja de origem genética, não existe tratamento. Se for de ordem hormonal, uma reposição pode ser feita para remediar a deficiência.
Nas Paraolimpíadas, os anões não têm uma classe específica de competição -são mesclados com deficientes.
Mesmo assim, alguns conseguem resultados de destaque. Em Atenas, na última edição da competição, Erin Popovich, atleta dos EUA, levou sete ouros nas sete provas que disputou na natação.(GR)

Texto Anterior: O personagem: "Hércules", turco ergue 160 kg e leva tri nos Jogos
Próximo Texto: Esporte vira chacota para anões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.