São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

Esporte vira chacota para anões

DA REPORTAGEM LOCAL

Um senhor encharcado de cerveja pega o anão no colo, ergue-o sobre a cabeça e se prepara para atirá-lo em um piso acolchoado.
O ato é repetido várias vezes por diversos "atletas". No final ,quem registrar o arremesso mais dilatado é nomeado campeão.
Parece brincadeira. Não é.
Esse tipo de competição virou febre na Europa e nos EUA durante toda a década de 90. Era praticado especialmente em bares. Sua popularidade, aos poucos, foi afastando cada vez mais os anões dos esportes tradicionais.
"O incrível é que essa prática bizarra ainda é a coisa mais lembrada quando se fala em esporte para anão", relata o professor Sergio José de Castro.
A espetacularização dos anões não é fato novo. Sua origem remonta à Idade Média, com os bufões do século 12, que animavam os castelos feudais e eram o contraponto a supostos atributos de beleza, justiça e perfeição dos reis.
Hoje, porém, a prática do arremesso foi proibida pela Organização das Nações Unidas, que a tachou como um "ato de degradação da espécie humana".
Um dos últimos casos registrados ocorreu no bar Odissey, em Long Island, nos EUA.
Em março de 2002, policiais invadiram o local e flagraram um torneio do gênero. Cerca de 200 pessoas disputavam a prova. Depois de passarem pela delegacia, acabaram liberados. O dono do estabelecimento arcou com uma multa de US$ 600.(GR)

Texto Anterior: Saiba mais: Nanismo aparece uma vez a cada 12 mil nascimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.