São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo ataque confirma cara mutante da seleção

Time dirigido pelo técnico Dunga não conseguiu repetir uma formação no ano

Elano, Kaká e Adriano vão tentar com Robinho, o único que esteve em todas as partidas do Brasil em 2008, 100% em uma rodada dupla


SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A TERESÓPOLIS

O técnico Dunga sempre repete que manter os jogadores será fundamental para o sucesso da seleção nas eliminatórias. Mesmo assim, ele ainda não conseguiu fazer valer a sua estratégia. Com as seis novidades confirmadas ontem no treino tático na Granja Comary, a seleção ainda não repetiu neste ano a mesma escalação.
O time nacional enfrentará a Venezuela, no domingo, em São Cristóbal, com a nona formação em 2008. "As mudanças nunca são boas, mas o positivo é que o nível técnico da equipe sempre continuará alto", disse Robinho, do Manchester City, único que disputou todas as partidas neste ano pela seleção.
Só no setor ofensivo, Dunga fará três mudanças em relação ao time que empatou com os bolivianos, por 0 a 0, no Engenhão, no mês passado. Ele escalará Elano, Kaká e Adriano. Eles substituirão, respectivamente, Diego, suspenso, Ronaldinho, que recupera a forma física, e Luis Fabiano, lesionado.
Além das mexidas no ataque, o zagueiro Juan, o lateral Kléber e o volante Gilberto Silva voltam ao time diante da Venezuela. Com tantas mudanças, a seleção faz campanha irregular. Nas oito partidas que disputou em 2008, o time venceu quatro, perdeu duas e empatou duas -um aproveitamento de 58%.
"O importante é tentar esquecer o que aconteceu e sempre se superar. Vejo as mudanças como algo natural. O nosso objetivo será conseguir os seis pontos nos confrontos deste mês", disse Elano. Até agora, a seleção ainda não teve 100% de aproveitamento nas rodadas duplas das eliminatórias.
Com 13 pontos no torneio classificatório para o Mundial da África do Sul, o time comandado por Dunga precisa da vitória fora de casa para amenizar as críticas. Mesmo com a equipe em segundo lugar, o técnico ainda é muito contestado. Nas duas últimas partidas no Brasil (contra Argentina e Bolívia, ambas 0 a 0), ele foi vaiado, e os torcedores pediram a sua saída.
Os quatro primeiros vão à Copa de 2010. O quinto disputa repescagem. Na quarta, a seleção pegará a Colômbia, no Maracanã, pela primeira rodada do returno das eliminatórias.
Dunga mexeu no time na segunda etapa do coletivo. Ele ensaiou uma formação mais ofensiva, que poderá ser escalada no segundo tempo na Venezuela. Dunga colocou o volante Anderson e os atacantes Mancini e Jô. Eles entraram nos lugares de Josué, Elano e Adriano.


Texto Anterior: Foco: Veteranos Victor Ribas e Fábio Gouveia revisitam o Rio Surf Pro após 13 anos
Próximo Texto: Robinho quer fechar 2008 como o artilheiro do time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.