São Paulo, sábado, 10 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Iugoslávia" pode fazer até uma quadra na Copa

Sérvia deve ir hoje para o Mundial, e outras 3 partes do extinto país têm chance

Bósnia-Herzegóvina, com atacantes em grande fase, Croácia, com experiência e toque "brazuca", e Eslovênia, surpresa, estão no páreo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os "brasileiros da Europa" se dividiram em vários pedaços e quatro desses têm chances de ir à Copa da África do Sul. A Sérvia, uma das fatias com futebol mais qualificado da ex-Iugoslávia, deve selar vaga no Mundial do ano que vem hoje -basta vencer a Romênia em casa.
A Bósnia-Herzegóvina, a Croácia e a Eslovênia ocupam boas posições em suas chaves nas eliminatórias europeias e contam com bons resultados nas partidas finais da disputa para alcançar a repescagem.
A Iugoslávia, historicamente associada a um futebol técnico (por isso a comparação com o Brasil), tem ainda outros desmembramentos com menos força futebolística que não fizeram feio no qualificatório.
A Macedônia complicou jogos para Escócia e Noruega, e Montenegro hoje pode ganhar o quarto posto de seu grupo, no qual era candidato a "lanterna" por ser o "caçula" da Europa.
"Eu fui contra a divisão, uma coisa política. Não gostei. Se a Iugoslávia estivesse inteira, seria uma boa seleção, como era antes, mas não acho que seria uma potência", falou Petkovic, 37, meia sérvio do Flamengo.
Na última Copa, o outrora futebol iugoslavo foi representado por Sérvia e Montenegro, que montaram uma seleção conjunta sem muito conjunto. Desta vez, as divisões aumentaram e só em três grupos das eliminatórias europeias não houve um representante do antigo país -os campeões de chave se classificam, e os oito melhores vices jogarão a repescagem.
Os iugoslavos nunca fizeram final de Copa, mas ficaram em quarto lugar em 1930 e 1962. A Croácia, em sua estreia em Copas, obteve o terceiro lugar em 1998. A Eslovênia foi batizada individualmente em 2002, mas caiu logo na primeira fase.
A Sérvia, que herda para a Fifa e a Uefa o histórico da Iugoslávia, ainda não teve o gosto de jogar um Mundial sozinha, com seu nome atual. O mesmo vale para a Bósnia-Herzegóvina.
"Antigamente, os jogadores mais técnicos eram da Sérvia, que melhorou na defesa agora. A Sérvia precisava de um técnico que colocasse ordem em casa, e o Radomir Antic deu uma consistência. Sempre faltou para a Iugoslávia um treinador competente", falou Petkovic.
No ranking da Fifa, os pedaços iugoslavos ocupam, respectivamente, as posições 9 (Croácia), 13 (Sérvia), 46 (Bósnia- -Herzegóvina), 54 (Eslovênia), 56 (Macedônia) e 89 (Montenegro). Seria possível formar uma seleção poderosa com a mistura de destaques de cada uma das dissoluções do país.
Ivanovic, Stankovic, Stojkovic e Vidic (Sérvia), Dzeko, Ibisevic e Misimovic (Bósnia-Herzegóvina), Pandev (Macedônia), Vucinic (Montenegro), Novakovic (Eslovênia), Robert Kovac e Eduardo da Silva (Croácia) seriam alguns dos selecionáveis de uma Iugoslávia hoje. (RODRIGO BUENO)

Rússia
Alemanha

Com um ponto a menos que os alemães, os russos precisam ganhar para adiar a definição da vaga na Copa-2010 para a última rodada. Os dois já se garantiram na repescagem. Em Moscou, na grama artificial, o mandante contará com Arshavin.

Portugal
Hungria

Os portugueses não podem pensar em outro resultado que não seja uma vitória no jogo de hoje, no estádio da Luz, em Lisboa. Na terceira posição, com os mesmos 13 pontos da Hungria, ainda têm que torcer contra a Suécia, vice-líder, com 15 pontos. Fora de casa, os suecos enfrentam a líder Dinamarca, que precisa de uma vitória no clássico escandinavo para se classificarem. Liédson e Cristiano Ronaldo, recuperado de lesão no tornozelo, serão os trunfos da equipe do técnico Carlos Queiroz. "Sempre fui um jogador acostumado a fazer a diferença nos momentos difíceis", declarou o craque do Real Madrid.

Irlanda
Itália

Praticamente classificada, a Itália só precisa de um empate para ir ao Mundial. Uma vitória da Irlanda garante as duas seleções na repescagem. O zagueiro Cannavaro, flagrado no exame antidoping, não joga hoje, mas volta no jogo de quarta-feira.

México
El Salvador
O México poderá garantir a 14ª participação em Mundiais se vencer El Salvador, hoje, em casa. Com 15 pontos, os comandados do técnico Javier Aguirre ocupam a segunda colocação do qualificatório, um ponto atrás dos norte-americanos.

Honduras
EUA

Em meio à crise política, os hondurenhos tentam voltar à Copa (sua última foi em 1982). Precisam bater os norte-americanos, líderes do hexagonal (16 pontos), para decidirem na última rodada. Os EUA carimbam a vaga com vitória simples.

França
Ilhas Faroë

Uma vitória da França hoje pelo menos a garante na repescagem para o próximo Mundial. Se a Sérvia, líder com 19 pontos, não vencer a Romênia, a definição do Grupo 7 ficará para a rodada derradeira do classificatório europeu para a Copa africana, quando os franceses, que têm 15 pontos, receberão os austríacos em Saint-Denis e os sérvios visitarão os lituanos. Para o confronto diante do lanterna da chave, o treinador Raymond Domenech não poderá contar com o meia-atacante Ribéry, do Bayern de Munique, que está machucado. O atacante Benzema, do Real Madrid, deverá começar no banco de reservas.


Texto Anterior: Em Puerto Ordaz: Venezuela tenta manter a esperança
Próximo Texto: Olimpíada custa mais de R$ 7 bi ao Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.