São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ricardo Oliveira faz 3 contra o lanterna

SÉRIE A Centroavante marca até de falta, e São Paulo, ofensivo, evita um desastre em Presidente Prudente

Prudente 2
Wesley, aos 33min do 1º tempo e aos 46min do 2º tempo

São Paulo 3
Ricardo Oliveira, aos 8min e aos 34 min do 1º tempo e aos 13min do 2º tempo

DE SÃO PAULO

Vencer todas as partidas que restam e torcer por tropeços dos líderes. Essa é a receita pregada por Paulo César Carpegiani para cumprir a complicada meta de colocar o São Paulo na Libertadores.
Sendo assim, um tropeço contra o lanterna do Campeonato Brasileiro seria um desastre. Que não aconteceu graças a Ricardo Oliveira.
O centroavante marcou os três gols da vitória por 3 a 2 sobre o Prudente, fora de casa, na noite de ontem.
Triunfo que leva o São Paulo a 41 pontos, oito a menos do que o Corinthians, último na zona de classificação para o torneio continental.
Restam ainda nove jogos para a equipe tricolor. Apenas vencê-los não basta. É necessário que os primeiros colocados tenham uma queda de rendimento. Mas antes, o São Paulo precisa fazer sua parte. E para Carpegiani, o caminho para esse objetivo passa pelo futebol ofensivo.
Por isso, ele escalou quatro homens de frente. O quarteto teve Ricardo Oliveira como centroavante, com Lucas, Marlos e Fernandinho logo atrás, como responsáveis pela criação das jogadas.
Segundo o treinador, essa linha teria a missão de marcar a saída de bola. E a estratégia só funcionaria se houvesse muita movimentação.
No início da partida, Marlos mostrou que entendeu o recado. Deixou a faixa central, sua posição de origem, e caiu pela direita, criando indefinição na defesa rival.
Já aos 8min, o São Paulo conseguiu abrir o placar. Ricardo Oliveira acertou cobrança de falta no ângulo.
Mas o gol não disfarçou os problemas do time do Morumbi. Como o jogo se concentrava pela direita, Fernandinho acabou isolado do outro lado. Os laterais, Jean e Richarlyson, pouco avançavam e, mesmo assim, deixavam espaço em suas costas.
O ímpeto ofensivo tão cobrado pelo técnico nos treinos durante a semana tampouco era visto. Até que o Prudente chegou ao empate. Adriano Pimenta invadiu a área e chutou com força, Rogério espalmou nos pés de Wesley, que só precisou completar para dentro da rede.
A resposta foi imediata. Um minuto depois do baque, o São Paulo voltou a marcar. Outra vez com Ricardo Oliveira. Lucas colocou o centroavante em condição de tocar na saída do arqueiro da equipe do interior paulista.
Só que o time visitante voltou a errar demais na etapa final e viu o Prudente comandar a posse de bola.
Restou ao São Paulo aproveitar os espaços para contra-atacar. Na primeira chance, Ricardo Oliveira chutou por cima. Na segunda, Lucas fez fila na defesa e deixou fácil para o colega concluir.
A equipe da casa ainda diminuiu com Wesley, nos acréscimos. Antes, Willian José cobrou pênalti para fora.
O São Paulo volta a campo no próximo domingo, em clássico contra o Santos.


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Os pais dos Menudos
Próximo Texto: Artilheiro derruba tabu fora de casa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.