UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Na Copa do Mundo, dominicana tem 1º caso positivo para esteróide anabólico

Doping inédito beneficia seleção

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro caso de doping por esteróide anabólico na história do vôlei colocou a seleção brasileira na zona de classificação da Copa do Mundo do Japão.
Nurys Arias Done, da República Dominicana, testou positivo para methandienone em exame realizado após o confronto com a China, na terceira rodada do torneio. O resultado se repetiu após a derrota para o Brasil, no dia 5.
Por causa do doping, sua equipe teve os resultados de todas as partidas em que a jogadora atuou alterados para derrotas por 3 sets a 0, com parciais de 25/0.
A seleção brasileira foi a mais beneficiada pela punição. Mesmo com a vitória de ontem, por 3 a 0 (25/18, 25/21 e 26/24), sobre a Coréia do Sul, o time ficaria em quarto lugar na tabela -só os três primeiros terão vaga em Atenas-04.
Agora, sem os dois sets perdidos para as dominicanas, o Brasil subiu para a terceira colocação, atrás de China e Itália.
As duas equipes haviam vencido a República Dominicana por 3 a 0 e só se beneficiaram com a perda dos pontos das rivais -o saldo de sets e de pontos são critérios de desempate da competição.
As posições na tabela poderiam ser modificadas na rodada que aconteceria nesta madrugada.
"Infelizmente nessas condições, acabamos ganhando de 3 a 0 e não de 3 a 2. Mas é muito triste que atletas tomem remédios que possam prejudicar elas mesmas e seu país", afirmou o técnico brasileiro, José Roberto Guimarães.
Os dominicanos decidiram não pedir a contraprova do exame de Nurys. A atleta admitiu ontem que tomou, sem receita médica, Gelnorex Vita, um medicamento para aumentar o apetite.
"Um estimulante de apetite pode ter efedrina. Não é anabolizante", afirmou o médico da delegação brasileira, Júlio Nardelli.
A FIVB já anunciou que a jogadora será suspensa por dois anos. Ela e a federação de seu país têm 30 dias para apelar da decisão.
A seleção dominicana, no entanto, pode continuar a disputar a Copa -ontem, o time perdeu por 3 a 1 para as donas da casa.
A equipe caribenha foi ao Japão como convidada da FIVB. O time havia obtido seu primeiro resultado importante no Pan, em agosto: jogando em casa, bateu brasileiras e cubanas e levou o ouro.
O caso de doping na Copa foi o segundo do vôlei neste ano. Em dezembro, Giba testou positivo para maconha durante o Campeonato Italiano. O brasileiro pegou oito jogos de suspensão.


Texto Anterior: Satisfeito, Guga tira 3 semanas de férias
Próximo Texto: Zé Roberto muda time e ganha dúvida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.