São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

embolou

Brasileiro volta a nacionalizar título

Palmeiras perde em casa confronto direto com Grêmio, vê Cruzeiro subir e admite só lutar por vaga na Libertadores

Grêmio, campeão do 1º turno, aposta em tabela favorável e pode retomar a liderança caso o São Paulo tropece na próxima rodada

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Vanderlei Luxemburgo na derrota para o Grêmio

RENAN CACIOLI
RODRIGO BUENO

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando tudo começava a apontar para mais um ano de hegemonia paulista no Brasileiro, Grêmio e Cruzeiro nacionalizaram mais uma vez a disputa pelo título. O São Paulo, que almeja um inédito tricampeonato genuíno, segue líder, mas o rival gaúcho e o concorrente mineiro se recuperaram e são agora os seus perseguidores mais ferozes na luta pela taça.
O Palmeiras, com uma inesperada derrota em casa ontem no confronto direto com o Grêmio (0 a 1), caiu para quarto lugar. Enfrenta agora o Flamengo, no Maracanã, e pode até deixar a zona da Libertadores faltando três rodadas para o fim -cada time tem quatro jogos.
"O Grêmio entrou na briga pelo título. Nós não estamos fora, mas temos que pensar agora numa vaga na Libertadores com bastante realidade", admitiu o treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo.
Os gremistas apostam agora em uma tabela bem favorável.
"Temos dois jogos em casa e dois fora. São 12 pontos ainda, e, num campeonato tão equilibrado como este, tudo pode acontecer. O Palmeiras ainda tem chance de título, mas ficou mais difícil", falou Tcheco, autor do gol da vitória ontem, resultado que revigora o time campeão do primeiro turno.
"O Grêmio é um time guerreiro. Viemos a São Paulo, não deixamos o Palmeiras jogar e ainda jogamos. No primeiro tempo, tínhamos que ter saído em vantagem", afirmou Marcel, que desperdiçou grande oportunidade logo no início.
O Grêmio está só dois pontos atrás do São Paulo (65 a 63) e pode retomar a ponta na próxima rodada em caso de tropeço são-paulino. O time pega o Coritiba em casa e, se empatar em pontos com o São Paulo, que recebe o Figueirense, leva a melhor por ter mais vitórias.
O Cruzeiro derrotou ontem no Mineirão o Fluminense por 1 a 0, gol de Ramires, e chegou a 61 pontos, assim como o Palmeiras, superando o adversário paulista no número de vitórias -ninguém ganhou mais que o time mineiro na disputa, o que lhe deixa em vantagem se empatar em pontos no fim com os seus concorrentes ao título.
Os cruzeirenses têm um confronto direto com o Flamengo ainda, mas no Mineirão. Seu compromisso mais duro seria o Inter fora de casa, mas o time colorado tende a usar diversos reservas por causa das semifinais da Copa Sul-Americana.
O Grêmio não tem mais confrontos diretos, assim como o São Paulo. Seus quatro jogos são acessíveis -enfrenta fora de casa o Ipatinga, quase rebaixado, e o Vitória, já sem uma grande pretensão no torneio.
O Flamengo, que ainda sonha com o título, manteve suas esperanças ao bater o Botafogo por 1 a 0 ontem no clássico no Maracanã. Os cariocas têm 60 pontos e ocupam ainda a quinta colocação, mas apostam tudo na reta final nos duelos diretos contra o Palmeiras, em casa, e o Cruzeiro, no campo do rival.
Desde 2004, só clubes paulistas conquistam o Brasileiro.
A era dos pontos corridos começou com uma conquista mineira (Cruzeiro) e, depois, viu uma série de triunfos bandeirantes (Santos, Corinthians e São Paulo, duas vezes).
Se o Palmeiras tivesse vencido ontem, ficaria com 64 pontos, um atrás do São Paulo e quatro à frente do Grêmio -praticamente polarizando a disputa pela taça com o adversário local. Agora, a tabela volta a distribuir times de diferentes Estados nas cinco primeiras posições sem dois paulistas no topo, algo que pautou a maior parte da disputa neste ano.
O São Paulo, que bateu a Portuguesa no Canindé por 3 a 2 anteontem, tenta derrubar um tabu, pois jamais na história conseguiu um tricampeonato genuíno. Tradicionalmente, seus bicampeonatos estaduais são seguidos de uma conquista palmeirense. Desde ontem, porém, é o Grêmio quem mais põe em risco o primeiro tri tricolor.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.