São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Histórico aponta para São Paulo campeão

Time tem vantagem em jogos com rivais das últimas rodadas do Nacional

Em cinco anos de pontos corridos, só uma vez houve mudança de líder, que hoje é o São Paulo, nas quatro rodadas finais do Brasileiro

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em êxtase, a torcida são-paulina gritava é campeão. Jogadores se abraçavam em campo. Esse era o cenário após a vitória sobre a Portuguesa (3 a 2), que deixou o time dois pontos à frente do vice-líder Grêmio.
A estatística do Brasileiro e do próprio time do Morumbi justificam a euforia. O retrospecto da equipe contra os adversários das rodadas finais é favorável. E o campeonato só viu uma virada neste estágio.
Em cinco Nacionais de pontos corridos, o líder a quatro rodadas do final só perdeu o título em uma ocasião. Foi em 2004, quando o Santos tomou a primeira posição do Atlético-PR. A equipe santista tinha dois pontos a menos e acabou com três a mais que o concorrente.
É preciso que se diga que o líder neste momento do campeonato costumava ter diferença de pontos maior do que a do Brasileiro-2008. O São Paulo tinha vantagens de 15 e sete pontos, nos últimos dois anos. Corinthians (2005) e Cruzeiro (2003) tinham seis pontos de folga sobre os vice-líderes.
"Temos que continuar jogando sério. Tem muita coisa ainda no campeonato. Todos os outros times estão jogando no limite. Tem que continuar trabalhando", ressaltou o técnico são-paulino, Muricy Ramalho, após bater a Portuguesa.
O tom das declarações de todos os jogadores também era de minimizar a proximidade do título. Muricy chegou a afirmar que aumentará um pouco a carga de treinos e os dias de concentração da equipe.
Mas, nos pontos corridos, o desempenho são-paulino contra os próximos quatro rivais é outro motivo para animação.
Em 44 jogos, o time somou 80 pontos, com rendimento de 60,7% dos pontos. É percentual um pouco superior ao do São Paulo no histórico da competição, que é de 59,8%.
Desempenho similar levaria o time a pelo menos 70 pontos. É provável que o time precise de mais pontos para chegar ao título. Mas uma análise individual de cada adversário mostra que isso é bem possível.
Pelo histórico, o Fluminense é quem apresenta maiores dificuldades ao São Paulo, que ganhou cinco e perdeu quatro. Mas, no Morumbi, onde será o jogo, o time paulista só perdeu uma vez dos cariocas.
Contra Vasco e Goiás, que os são-paulinos enfrentam fora de casa, foram 13 vitórias e duas derrotas em 22 jogos. E vários triunfos como visitante. Entre eles, a vitória sobre os goianos, em 2006, que deixou o time à beira do tetra no Nacional.


Texto Anterior: No saldo de gols, Flu foge da zona da degola
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.