São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

Bem-vindo a Gugópolis

Conheça a única cidade do mundo em que Guga se sente apenas mais um
DO ENVIADO A FLORIANÓPOLIS

Número 1 do mundo, Gustavo Kuerten está ausente de sua cidade, como faz em boa parte do ano. Mas, cada vez mais, sua presença se faz notar em Florianópolis.
Ele virou principal garoto-propaganda da capital catarinense, além de investidor local e atração turística no destino de veraneio.
""O Guga é a pessoa que mais bem fez à imagem de Florianópolis", afirmou na última semana a prefeita Angela Amin (PPB).
A família Kuerten já ganhou uma notoriedade antes só disponível para clãs locais, como os Bornhausen ou os Amin.
Na chegada à cidade, na última terça-feira, por exemplo, a mãe, Alice, o irmão Rafael e até a avó Olga foram entrevistados e homenageados no aeroporto.
Pela cidade, principalmente próximo ao bairro Itacorubi, onde a família tem casa, há várias faixas saudando o feito de domingo passado, quando Guga bateu o norte-americano Andre Agassi no Masters de Lisboa. Mas o tenista não está. O mais famoso torcedor do Avaí passa férias no Havaí, com amigos do surfe.
Enquanto seus conterrâneos e até o presidente Fernando Henrique Cardoso (há uma solenidade, sem data, para recebê-lo) aguardam sua volta, ele gasta esses dias acompanhando torneios de surfe, arriscando manobras e tocando no violão canções das bandas Jota Quest, Rappa e Legião Urbana.
Já sua outra turma, a dos tenistas, espera sua chegada para noitadas na boate Café Cancun, onde tem entrada franca, e partidas de futebol soçaite na Academia P&K, investimento da família.
Parte dos US$ 7,7 milhões ganhos como prêmio na carreira, ele já deu destino em investimentos na sua cidade natal. São imóveis e até um posto de gasolina.
Outro gasto que está fazendo é reforçar a segurança na residência Kuerten, que recebeu cercas e circuito interno de vídeo após um assalto dois meses atrás.
Guga, na verdade, virou herói nacional, mas prefere não se gabar disso. Em vez dos festejos em aeroportos e recepções presidenciais em Brasília, optou por descansar alguns dias na Pacífico e, depois, regressar a Florianópolis, onde consegue ter vida quase normal entre os conterrâneos.
Ele segue os mesmos costumes de quando era um desconhecido do esporte, ficando longe do receituário da fama, com Ferraris, loiras e roupas de grife.
Guga prefere um veículo importado de padrão médio (Audi A3), rompeu com a namorada modelo (Vanessa Schutz) e adota o figurino bermuda com chinelo.


Próximo Texto: "Mundo de Guga" vira atração de turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.