São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Clube interfere em enredo de escola de samba e deixa de lado paixão de dramaturgo para agradar Eurico Miranda
Vasco censura Flu de Nelson Rodrigues

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O Vasco ""virou a mesa" no samba. O desfile da Unidos da Tijuca em homenagem ao jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, um dos mais famosos torcedores do Fluminense, terá um toque inusitado -será marcado por motivos e referências ao Vasco.
Com o enredo ""Tijuca com Nelson Rodrigues pelo buraco da fechadura", a escola deixará de lado a paixão do homenageado para agradar seu presidente de honra, Eurico Miranda, presidente do Vasco. Estava prevista uma homenagem especial ao Fluminense, time de coração de Rodrigues, mas a diretoria da escola de samba incluiu o Vasco no carro alegórico que faz referência ao amor do dramaturgo pelo futebol.
O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, foi um dos articuladores da ""virada de mesa". ""A homenagem ao Fluminense vai existir. Só que tínhamos que colocar um time jogando contra eles. Por isso, colocamos o Vasco", disse Horta, tentando minimizar a interferência no enredo.
A escola de samba vai homenagear o dramaturgo no vigésimo aniversário de sua morte, que será este mês. A escola falará das atividades de Nelson Rodrigues, do teatro à crônica esportiva.
Para agradar Miranda, os dirigentes da escola não vão fazer também nenhuma referência aos famosos Fla-Flus, imortalizados pelo dramaturgo em vários de seus textos. O Flamengo é o principal rival do Vasco.
""Colocar os outros times no desfile não tem nada a ver com o nosso Carnaval", disse Horta.
Acusado pela interferência, o dirigente contesta sua influência nas modificações. ""Não tenho interferência no samba, mas acho que o pessoal deve ter feito isso para me homenagear", disse Miranda, que dá apoio financeiro à Unidos da Tijuca.
A invasão vascaína no desfile em homenagem a Nelson Rodrigues não vai parar apenas no carro alegórico. O presidente da escola de samba também convidou cerca de 300 integrantes da Força Jovem, torcida organizada do Vasco, para participar da festa. Alguns atletas do clube também vão desfilar no sambódromo.
A discussão sobre a homenagem vascaína da Unidos da Tijuca ao dramaturgo já chegou à Internet. O assunto é um dos preferidos de um grupo de discussão de torcedores tricolores na rede.
O jornalista Ruy Castro, biógrafo de Nelson Rodrigues, ficou surpreso com a atitude. ""O Nelson é símbolo do Fluminense. É forçar a barra colocar qualquer coisa do Vasco para satisfazer o Eurico Miranda", disse Castro.
""O Eurico Miranda pode ficar tranquilo: o Nelson era vascaíno desde criancinha, já nasceu de bigodes, tamancos e lápis atrás da orelha", ironizou o jornalista.


Texto Anterior: Futebol: Eurico mistura Vasco com Nelson Rodrigues
Próximo Texto: Interferência provocou rebaixamento em 98
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.