São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDA SANTOS

Caminhos para Pequim


Times que ainda não têm vaga começam a disputar os pré-olímpicos continentais, recheados de surpresas

AS SELEÇÕES masculina e feminina do Brasil já estão classificadas para os Jogos Olímpicos, mas para quem ainda não conseguiu uma vaguinha, dezembro e janeiro serão meses de batalha. Na próxima segunda-feira, Cuba estréia no Pré-Olímpico feminino das Américas do Norte e Central, no México.
A seleção cubana luta para reviver seus anos de glória, quando foi tricampeã olímpica em 92, 96 e 2000.
Mas o sonho ainda está distante. Na Copa do Mundo, acabou em quarto lugar e não conseguiu uma das três vagas em jogo para Pequim, que ficaram com Itália, Brasil e EUA. No Pré-Olímpico, as cubanas são as grandes favoritas. O jogo mais disputado será contra a República Dominicana, que formou uma equipe com muita força física, no mesmo estilo de Cuba, e tem conseguido bons resultados. Os outros participantes são mais fraquinhos.
A decepção do ano no feminino é a Rússia, atual campeã mundial. Terceira no Europeu, nem foi à Copa do Mundo. Em janeiro, disputará o Pré-Olímpico na Alemanha. É a favorita, mas terá rivais que podem complicar, como Sérvia e Holanda.
O Pré-Olímpico que promete a maior batalha é o que vai reunir as seleções masculinas da Europa a partir de 7 de janeiro, na Turquia. E já tem surpresa: a França nem conseguiu se classificar para o torneio. A Itália, comandada agora por Andrea Anastasi, caiu no grupo da morte com Polônia, vice-campeã mundial, Espanha, campeã européia, e Holanda. Só duas equipes vão às semifinais. Na outra chave, a Sérvia não terá tanto trabalho com Finlândia, Alemanha e Turquia.
O Pré-Olímpico europeu classifica um time para Pequim. Quem não garantir vaga terá a última chance em um dos três Pré-Olímpicos mundiais, em maio, na Alemanha, Portugal e Japão. Quatro seleções já estão classificadas para Pequim: Brasil, Rússia, Bulgária e China.
Outra batalha será entre EUA, Porto Rico e Cuba no Pré-Olímpico das Américas do Norte e Central, em 4 de janeiro. Vale lembrar que Porto Rico, que terá vantagem de jogar em casa, tem aprontado surpresinhas: bateu Cuba no torneio continental e venceu os EUA na Copa do Mundo.

AMÉRICA DO SUL
As peruanas são as favoritas no Pré-Olímpico da América do Sul, em Lima, em janeiro. A Argentina, a maior rival, desistiu do torneio porque não iria contar com suas principais jogadoras, que atuam na Europa. No masculino, a disputa será entre Argentina e Venezuela.

RICARDINHO
Fora da seleção desde julho, o levantador Ricardinho recebeu proposta do Modena para se naturalizar italiano. O convite também foi feito para Sidão. Em 2008, os clubes deverão atuar com menos estrangeiros, e o Modena já conta também com Murilo, André Nascimento e André Heller.

cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Basquete: Jogador da NBA se envolve em tiroteio
Próximo Texto: Após 27 anos na torcida, Japão vê time no Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.