São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 27 anos na torcida, Japão vê time no Mundial

O Urawa Red Diamonds joga contra o Sepahan, do Irã, na reedição da final asiática, que consagrou o clube japonês

Anfitrião da disputa do título desde 1980, japoneses enfim têm equipe própria para torcer na competição global

DA REPORTAGEM LOCAL

Custou, mas, enfim, um time japonês entrará em campo em um Mundial de clubes. Hoje, o Urawa Red Diamonds escreve uma nova página na história das disputas que apontam o melhor clube do planeta.
A equipe japonesa enfrenta na cidade de Toyota, às 8h30 (horário de Brasília), o Sepahan pelas quartas-de-final do Mundial de Clubes da Fifa. O vencedor terá pela frente na semifinal o Milan, campeão europeu.
A outra semifinal da competição já está definida. Após a surpreendente vitória por 1 a 0 contra o favorito Pachuca, o Étoile du Sahel enfrentará nesta quarta o Boca Juniors, campeão da Libertadores. O gol da vitória do time tunisiano foi anotado por Moussa Narry, aos 40min do segundo tempo.
O Urawa atua na disputa como representante do país-sede, mas ostenta na atualidade o título de campeão da Ásia. Venceu exatamente o seu adversário de hoje, o iraniano Sepahan, que estreou com vitória por 3 a 1 contra o neozelandês Waitakere United.
Parte da força do time japonês, claro, é brasileira. O atacante Washington, ex-Atlético-PR, é a maior esperança de gols.
Um dos clubes mais populares do país, o Urawa atende bem aos interesses da organização do evento, que espera um bom público hoje no estádio Toyota. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, lamentou nos dois últimos anos o público apenas razoável em partidas do Mundial sem as equipes da Europa e da América do Sul.
Entre 1960 e 2004, o Mundial interclubes era uma disputa entre a Conmebol e a Uefa. Os campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões faziam uma decisão particular. Mesmo com a competição sendo realizada anualmente no Japão a partir de 1980, os japoneses apenas podiam assistir à final.
A Fifa fez seu primeiro Mundial, contando com times de todos os continentes, em 2000. Porém na edição no Brasil e, depois, nos torneios em solo japonês em 2005 e 2006, nenhum time japonês jogou. Curiosamente, no ano em que a Fifa impôs um clube do país no torneio, o Urawa ganhou a Ásia.


NA TV - Sepahan x Urawa
ESPN Brasil e Sportv, às 8h30


Texto Anterior: Cida Santos: Caminhos para Pequim
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.