São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futebol europeu tenta esquentar inverno rigoroso

Vários clubes sofrem em treinos e partidas com o frio no continente, que fez o Milan sair direto de Dubai para Roma

Juventus pode jogar hoje contra o Siena com até -14C, e Atlético de Madri interrompe treino para um clássico gelado na Espanha


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos na Europa atrapalhou o início de ano de vários clubes, mas este domingo promete quebrar o gelo e aquecer as principais competições nacionais do continente.
O Italiano, de volta à ativa neste fim de semana, terá clássico entre Roma e Milan. Pelas previsões, o jogo pode acontecer com até 2C, calor para os padrões europeus do momento -na quinta, a Alemanha, que enfrenta um de seus piores invernos dos últimos cem anos, registrou até -34,6C.
O time de Kaká teve que atrasar sua volta à Itália -estava fazendo pré-temporada em Dubai- e viajou diretamente para Roma exatamente por causa das condições climáticas ruins no país, ainda mais no Norte.
O clássico no estádio Olímpico pode ficar ainda mais quente com a estreia de Beckham pelo Italiano. ""Estou pronto para jogar minha primeira partida pelo campeonato com a camisa do Milan. Será muito emocionante para mim, eu jogando ou não", falou o jogador inglês.
Times que ficaram na Itália, como a Juventus, tiveram problemas até mesmo para realizar treinos. Hoje, a vice-líder da liga pega em casa o Siena com temperatura negativa -a meteorologia prevê até a possibilidade de -9C para Turim.
O jogo de ontem entre Genoa e Torino, vencido pela equipe de Gênova por 3 a 0, foi confirmado praticamente na véspera.
""O inverno está bem mais rigoroso. Não lembro de ter tanta neve como nos últimos dias desde que jogo na Europa", disse Rubinho, goleiro do Genoa.
Assim como seus companheiros, ele não atuava desde o dia 21. ""Não é bom ficar tanto tempo sem jogar bem no meio da temporada. Espero que a neve pare de cair", falou o ex-corintiano durante a semana.
A Espanha também tem sido bastante castigada pelo frio. O treino do Atlético de Madri anteontem, por exemplo, foi interrompido por causa de forte nevasca. A equipe acabou fazendo atividades em ginásio.
O Atlético recebe hoje o A- thletic Bilbao em Madri, e uma temperatura de até -5C é esperada no momento do jogo.
O líder Barcelona (44 pontos) tem missão menos fria. Enfrenta fora de casa o Osasuna, lanterna do Espanhol, com 13 pontos. Quase todas as regiões da Espanha sofrem com a neve.
Na Europa, dezenas de pessoas morreram por conta do frio. Na França, Paris experimentou -9C nos últimos dias, mas até praias de Marselha ficaram cobertas de neve.
Duas partidas do Francês (Nancy x Nice e Le Mans x Lile) foram adidas por causa da neve.
Pelo Inglês, Portsmouth x Manchester City e Fulham x Blackburn não se enfrentaram pelo mesmo motivo.


NA TV - Juventus x Siena
ESPN Brasil e TV Esporte Interativo, às 12h, ao vivo

NA TV - Roma x Milan
ESPN e TV Esporte Interativo, às 17h30, ao vivo

NA TV - Osasuna x Barcelona
ESPN Brasil, às 18h, ao vivo



Texto Anterior: Atacante pode ser recordista de prêmio Fifa
Próximo Texto: Scolari quer colocar fogo no jogo com Manchester
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.