São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras tenta prolongar 100%

Luxemburgo escala titulares hoje diante do Mirassol para aumentar "gordura" para a Libertadores

Tecnico diz que interclubes é prioridade e que sua equipe vencerá Paulista se terminar com pelo menos 70% de aproveitamento dos pontos

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelas contas do técnico Vanderlei Luxemburgo, a média de 70% de aproveitamento é mais do que suficiente para uma equipe terminar um torneio na frente de seus adversários.
E, como neste início de temporada o Palmeiras não desperdiçou um ponto sequer, o técnico quer aproveitar a toada da equipe para acumular gordura no Campeonato Paulista, garantindo o quanto antes sua classificação para as semifinais.
No confronto de hoje, às 22h, contra o Mirassol, no interior, o técnico Vanderlei Luxemburgo já trabalha a cabeça de seus jogadores para seguir viagem até Quito -onde o time estreia no dia 17 na fase de grupos da Libertadores, contra a LDU- numa posição cada vez mais confortável. O Palmeiras é líder do Estadual, com 15 pontos e uma partida a menos que os rivais.
"Eu trabalho assim. Quanto mais ganhar, melhor. Com um aproveitamento de 70%, você ganha campeonato em tudo que é lugar no mundo. Como ganhamos todas até aqui, quero acumular gordura para quando precisar", comentou o treinador palmeirense, anteontem, em um programa de TV.
E, de fato, Luxemburgo tem base e números no seu histórico para calcular a trajetória que o time precisa conseguir para ser campeão no Estado.
De acordo com o Datafolha, no ano passado, quando foi campeão paulista pelo Palmeiras, o comandante obteve o título com 71% de rendimento.
Em 2007, no Santos, a conquista veio com uma média ainda melhor: 82,5%. No seu melhor desempenho com conquista de título, Luxemburgo beirou a perfeição. Em 96, na equipe que tinha Djalminha, Rivaldo, Muller e Luizão, ele fechou o campeonato com 92,2%.
Dono de oito títulos no Estadual, só em 1990, com o Bragantino (59,5%), e em 2001, com o Corinthians (68,8%), o treinador levantou a taça com eficiência inferior aos 70%.
Para a partida de hoje, o elenco sabe da dificuldade que vai encontrar. "Eles vão lotar o estádio, e a pressão vai ser grande", declarou Willians.
Já o lateral-direito Fabinho Capixaba falou que os números também fazem parte da preleção de Luxemburgo.
"Ele [Luxemburgo] fala da gordura que precisamos criar para queimar mais à frente. Passa também o lado positivo de estar 100%", falou o jogador.


NA TV - Mirassol x Palmeiras Globo (para SP) e Band (para PR, RS e SP, exceto Mirassol), ao vivo, a partir das 22h


Texto Anterior: Tênis: Geleia de marmelada
Próximo Texto: O espião: Fabinho Capixaba afirma que sua ex-equipe será aguerrida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.