São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pé direito

São Paulo justifica foco e ganha

Após 3 anos sem ganhar em estreias de Libertadores, time começa com triunfo sobre o Monterrey

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Washigtion festeja o primeiro gol no Morumbi

São Paulo 2
Monterrey 0


CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não foi uma apresentação empolgante, mas o São Paulo cumpriu seu principal objetivo neste início de temporada. Com dois gols de Washington, o time do Morumbi venceu por 2 a 0 o mexicano Monterrey em sua estreia na Libertadores.
Ainda nos primeiros dias de treinamento, em janeiro, o técnico Ricardo Gomes declarou que todo o planejamento do time visava o primeiro jogo na competição continental.
Foi assim que justificou o rodízio de jogadores durante os sete primeiros jogos, as más atuações de sua equipe no Paulista e as contestações da torcida e de dirigentes depois dos empates contra Mirassol (1 a 1) e Sertãozinho (1 a 1) e da derrota para o Santos (1 a 2).
O resultado foi uma atuação ainda longe do ideal, mas o São Paulo ao menos obteve um feito que havia três temporadas não conseguia. Desde 2006 o clube não conquistava uma vitória em seu primeiro jogo na competição continental.
Nas três participações posteriores ao seu último triunfo, o time do Morumbi começou a Libertadores com empates contra Audax Italiano, em 2007, Atlético Nacional, em 2008, e Independiente de Medellín, no ano passado.
"Tivemos alguns erros durante o jogo, mas a vitória foi um passo muito importante", declarou o goleiro Rogério.
O São Paulo teve também uma contribuição do adversário para reverter o retrospecto recente. O Monterrey atuou sem sete de seus titulares e poupou seus principais atletas para o clássico nacional contra o Tigres, no fim de semana, pelo Campeonato Mexicano.
Mesmo assim, o time tricolor teve dificuldades no primeiro tempo, apesar de ter aberto o placar logo aos 13min. Jorge Wagner cruzou para Washington, mas o zagueiro Cervantes a interceptou e mandou para a própria rede. O atacante são- -paulino comemorou como se tivesse marcado, e o árbitro o presenteou com o tento.
Mesmo sem criar muito, o São Paulo teve chances, com Washington e Hernanes, de sair da etapa inicial com 2 a 0.
O jogo amarrado, limitado ao meio-campo, prosseguiu no segundo tempo. O Monterrey, porém, mostrou-se claramente cansado. E o São Paulo aproveitou sua superioridade física para administrar o triunfo.
Até que, aos 30min, Washington voltou a se mostrar decisivo. Após escanteio cobrado por Hernanes, o camisa 9, sozinho na pequena área, desviou de pé direito para o gol.
O São Paulo voltará a campo no sábado para enfrentar o Ituano, em Itu, pelo Paulista.
Na Libertadores, o próximo compromisso da equipe é contra o Once Caldas, na Colômbia, no dia 25 de fevereiro. Nesse confronto, o São Paulo planeja contar com Alex Silva e Rodrigo Souto, duas de suas contratações, que ainda se recuperam de contusões.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.