São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellucci usa ioga para avançar no ranking

Técnico do tenista diz que exercícios ajudam sobretudo na parte psicológica

Atual 28º do mundo, atleta muda hábitos de postura e conduta em quadra após começar prática incentivada pelo treinador João Zwetsch

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUIPE

A ioga é um dos segredos que auxiliaram na ascensão do brasileiro Thomaz Bellucci no circuito profissional de tênis.
"A gente faz exercícios [de ioga] desde que começamos a treinar, e estamos tirando muito proveito disso", afirmou à Folha na Costa do Sauipe o treinador João Zwetsch.
Bellucci iniciou a parceria com o técnico no final de 2008, quando era o 90º do ranking mundial e tinha somente quatro vitórias em torneios de primeira linha do circuito.
Atualmente, Bellucci ostenta a 28ª colocação do ranking (a quarta melhor de um tenista brasileiro na história) e já soma dois títulos em três finais.
De acordo com Zwetsch, com exercícios de concentração e visualização, eles estão criando hábitos positivos de postura e conduta em quadra. Mas não quis dar detalhes de como é o trabalho da ioga com o pupilo.
"Não tem como dizer. É um segredo, mas estamos trabalhando desde o começo", afirmou ele, que acrescentou não ser um mestre da ioga. O técnico citou o britânico Andy Murray, terceiro do ranking mundial, como um dos adeptos da prática. "Ajuda muito na parte mental, é fundamentalmente exercício mental, o físico é secundário. E está dando resultado", afirmou Zwetsch.
Na decisão do Torneio de Santiago, no último domingo, após vencer o primeiro set, Bellucci levou um "pneu" (6/0) do argentino Juan Monaco, mais experiente e mais bem colocado no ranking do que ele.
Mesmo assim, não se abateu e acabou faturando o título.
Bellucci chegou à Bahia após uma jornada desgastante e, menos de 48 horas depois da conquista no Chile, venceu a estreia contra Thiago Alves.
Depois do jogo, Bellucci afirmou estar fisicamente "100%". "As questões física e mental andam juntas", disse Zwetsch, que hoje será anunciado pela confederação de tênis como capitão do Brasil na Copa Davis (competição entre países).
O técnico ainda disse que com a ioga o tenista consegue dosar melhor sua energia. "O Thomaz tem estilo de jogo muito agressivo, por isso a intensidade dele era uma coisa muito necessária, mas a condição física dele deixava a desejar."
Zwetsch explicou que Bellucci tentava impor ritmo de jogo difícil de manter por muito tempo, com risco alto. "Hoje esse risco é menor, mas o estilo continua muito agressivo e mais efetivo", disse o treinador.
Bellucci coloca hoje esse novo estilo mais uma vez à prova contra o espanhol Daniel Gimeno-Traver, 81º do mundo.


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: A Libertadores está no papo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.