UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times buscam integrar "clube dos mil"

DA REPORTAGEM LOCAL

Basta um empate diante do Criciúma no domingo para o São Paulo somar seu milésimo ponto em Campeonatos Brasileiros.
O clube do Morumbi é só um dos times que podem alcançar neste Nacional gigante a histórica marca. Em 2002, apenas o Atlético-MG chegou a mil pontos, mas São Paulo, Inter, Vasco, Corinthians, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro devem repeti-lo nesta temporada -o Inter, mesmo sem os dois pontos que deve ganhar da Ponte Preta no tapetão, já repetiu.
O ponto obtido pelo São Paulo nos 2 a 2 com o Juventude foi o 999º da história do clube. Os 999 pontos incluem os quatro que a equipe conseguiu em 1999 diante do Botafogo (6 a 1) e do Inter (2 a 2). O Tribunal de Justiça Desportiva havia decretado derrota do São Paulo por 1 a 0 nos dois jogos em uma decisão polêmica, que acabou invalidada pela Justiça comum após ação do Gama. Assim, os gols e os pontos do São Paulo obtidos em campo valem.
As pontuações foram diferentes em muitos Nacionais. Nos anos 70, por exemplo, alguns torneios deram pontos de bonificação para vitórias por goleada. Em 1988, além de três pontos por vitória, os times ganhavam pontos por vitória na decisão por pênaltis -empates resultavam em disputas de pênaltis. Desde 1995, o Brasileiro adota três pontos por vitória.
Além dos pontos, muitos times passarão a marca dos mil gols em Brasileiros. Corinthians, Grêmio e Santos devem entrar no "clube dos mil" -o Cruzeiro já se associou nesta temporada. (RBU)


Texto Anterior: Técnicos e juízes também tentam firmar recordes
Próximo Texto: Allan Delon diz estar próximo do Corinthians
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.