São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Técnico assume grande "na boa" pela primeira vez

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, quando reestréia no Santos, Vanderlei Luxemburgo viverá uma situação inédita na sua carreira.
Nas nove vezes anteriores que assumiu um time grande, o treinador recebeu como herança uma equipe com longos períodos sem títulos, elencos esfacelados ou vindos de campanhas imediatamente anteriores péssimas. Nada disso se aplica atualmente ao Santos.
Luxemburgo dirigiu o Flamengo por duas vezes, em 1991 e 1995. Nas duas oportunidades o time carioca vinha de campanhas desastrosas em Nacionais -foi 11º em 1990 e 17º em 1994.
Se não foi capaz de reverter a trajetória de fracasso no clube carioca, o treinador teve sucesso nessa missão em São Paulo.
No Palmeiras, Luxemburgo foi contrato pela primeira vez em 1993. Assumiu um clube que não ganhava nada desde 1976 e que estava numa crise no meio do Paulista. Mesmo assim, ele deixou o clube no final de 1994 com cinco títulos.
Em 1998, o treinador foi contratado pelo Corinthians, que no ano anterior havia escapado do rebaixamento à segunda divisão do Nacional apenas na rodada derradeira.
Repetiu a dose no Parque São Jorge em 2001, quando pegou um time que havia ficado entre os últimos do Brasileiro-00 e ganhou o Paulista.
Na sua passagem anterior pelo Santos, em 1997, Luxemburgo foi trabalhar em um clube que tinha terminado o Nacional de 1996 no 20º posto e ganhou logo depois o Torneio Rio-São Paulo.
No Cruzeiro, seu último emprego, Luxemburgo fez uma revolução no elenco em 2002 para colher frutos no ano seguinte, quando ganhou três títulos, incluindo o Brasileiro.


Texto Anterior: Futebol: Luxemburgo e Vila revigoram o Santos
Próximo Texto: Novo treinador escala meio que consagrou Leão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.