São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

TV Bola

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Antigamente não era assim. Não havia todo este fanatismo por futebol. Hoje, em qualquer ocasião, ele é o principal assunto. Seja batizado, aniversário, casamento ou funeral. O futebol conseguiu ocupar um espaço gigantesco no imaginário da sociedade. Nos tempos de antanho, não havia gente com camisa de clube pela rua e a paixão não gerava tantas brigas.
Acredito que o aumento do fanatismo tenha acontecido em grande parte por conta da televisão. O futebol tem cada vez mais espaço na telinha. Só para comparar, lá pelos anos 80, a Bandeirantes e Luciano do Valle faziam um esforço enorme para conseguir que o domingo fosse todo voltado para o esporte. Hoje há três canais a cabo que passam esporte todos os dias da semana. E ainda há o pay-per-view.
Imagino que isso vá se acentuar ainda mais. Logo teremos canais especializados num só time. E aí acho que a programação será mais ou menos assim:
6h30: "O gol nosso de cada dia". Missa onde se reza pela boa sorte do clube.
7h00: "Bom dia!". Noticiário com a programação do time. Quem está machucado, quem vai treinar, o que há sobre novas contratações.
7h30: "Mau dia!". Noticiário sobre os problemas dos adversários. Uma espécie de sadojornalismo.
8h00: "Cuidando das crianças". Transmissão comentada dos treinos dos infantis e dos juvenis.
10h00: "Aquecimento". Transmissão ao vivo do treino do time principal.
12h00: "Comida de craque". Programa de culinária onde os cozinheiros do time (e eventualmente os jogadores) contam suas receitas.
13h00: "Vale a pena torcer de novo". Reapresentação dos grandes jogos da equipe.
15h00: "Cadê você?". Documentários sobre antigos jogadores.
15h30: "Quem vem lá?". Perfis de atletas das categorias de base.
16h00: "Fãs fanáticos em família". Programa de perguntas e respostas. Famílias disputam quem sabe mais sobre a história do time.
19h00: "A goleira Isaura". Novela. A história de uma jogadora que luta para receber o passe livre.
20h00: "Jornal da Geral". Noticiário com o resumo do dia da equipe.
21h00: "O Direito de Torcer". Novela. O personagem Albertinho Limonta luta para realizar seu grande sonho: ser centroavante do clube.
22h00: "De olho neles!". Reality show. Câmeras na concentração do time mostram tudo para você.
24h00: "Entrando de sola". Programa de entrevistas com torcedores, funcionários e jogadores do clube.
1h30: "Segredos de mulher". Uma Maria Chuteira explica como fazer para agarrar seu jogador: truques de beleza, lugares onde encontrá-los e como saber se ele está bem de vida ou não.
Uma TV assim pode parecer uma piada, mas daqui a algum tempo talvez seja coisa séria. Infelizmente.

Vasco x Fluminense
E já que o assunto é TV, um jogo bom para ser visto hoje é Fluminense x Vasco. O Tricolor parece ter se encontrado no 3-5-2. Rogério e Marcelo (que tem só 17 anos e vem jogando muito bem) ficam liberados para atacar, Arouca segura as pontas como poucos e há esse garoto Lenny, um daqueles presentes que a torcida só ganha de quando em quando. O time está invicto há 14 jogos. O Vasco não fica muito atrás na questão da invencibilidade. Não perde há 11 partidas. Em grande parte por conta do goleiro Cássio, um dos melhores da nova geração. Também chama a atenção o habilidoso garoto Morais. E os veteranos Ramon, 33, e Edílson, 35, seguem jogando bem. O Fluminense é favorito, mas clássico é clássico (e frase feita foi feita para usar).

E-mail torero@uol.com.br


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Cinco minutos de sossego
Próximo Texto: Futebol: Ricardinho ganha vaia; Marcelinho, afago
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.