São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia vê Massa pole pela 3ª vez

Pista do GP, disputado hoje, é a única do calendário na qual quem larga na frente sempre venceu

Companheiro de brasileiro na Ferrari e seu principal adversário até o momento, Raikkonen larga somente da quarta posição no grid


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Felipe Massa tinha vários motivos para comemorar ontem. Conquistou pelo terceiro ano seguido a pole position para o GP da Turquia, única pista do calendário na qual quem largou na frente venceu sempre.
Além disso, ainda viu seu companheiro de Ferrari e que tem se mostrado seu principal adversário até aqui, Kimi Raikkonen, se classificar apenas na quarta colocação para a quinta etapa do Mundial, cuja largada acontece às 9h (de Brasília).
A dupla da McLaren ficou em segundo e terceiro no grid, com Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton, respectivamente. Foi a terceira pole da Ferrari em 2008, a segunda de Massa.
"Fiz o melhor que eu podia hoje [ontem], que era conquistar essa pole", disse Massa, ganhador na Turquia em 2006 -seu primeiro triunfo na F-1- e 2007. "Acho que a vitória ficou bem possível, já que largar em primeiro ajuda muito."
Esta, aliás, será a 11ª vez que o piloto brasileiro larga do primeiro posto do grid -a primeira vez também foi em Istambul. Mas não é só por isso que o circuito turco é especial para o ferrarista. É nesta pista que Massa possui o melhor aproveitamento nas corridas do calendário: abocanhou 67% dos pontos que já disputou.
"Ganhar pela terceira vez aqui na Turquia, onde me sinto em casa e tenho o maior carinho, seria uma coisa sensacional. Mas a corrida e só amanhã [hoje]", disse o ferrarista. "Apesar de não ter tido dificuldade para fazer a pole, de ter feito uma volta limpa, acho que não vai ser uma prova fácil, já que nossos rivais estão bem perto."
Uma vitória hoje seria um alento para o brasileiro, que teve um um péssimo começo de temporada. Não completou as duas primeiras corridas, mas se recuperou com uma vitória na Malásia e um segundo lugar em Barcelona, há duas semanas.
Assumiu então o quarto lugar no Mundial de Pilotos, 11 pontos a menos que Raikkonen, o líder. Mas ficou com apenas dois pontos de desvantagem para Hamilton, o segundo colocado, e um para Robert Kubica, o terceiro na tabela.
"Claro que pra mim foi bom o Kimi ficar em quarto, mas tudo pode acontecer", disse Massa. "Ele pode fazer uma ótima corrida, passar alguém na largada, outro na estratégia e até me incomodar depois, mas a gente sabe que não vai ser fácil."
O finlandês, por sua parte, se mostrou resignado com a posição de largada. "Obviamente que eu preferia sair mais na frente, mas também não é o fim do mundo", afirmou o campeão mundial, ganhador da corrida passada, na Espanha.
"Cometi alguns erros na minha segunda volta rápida e tenho que aceitar isso. Não fiz bem a última curva e quando abri minha volta tinha perdido muita velocidade", completou.
"Ganhar nunca é fácil, mas tentarei. Temos um bom carro e o mais importante é conquistar o maior número de pontos."


NA TV - GP da Turquia
Globo, ao vivo, às 9h



Texto Anterior: Na Europa: Atletas vão atrás da vaga
Próximo Texto: Hamilton culpa pneus e ataca colega
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.