São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

equilíbrio

"Coelho" e "bobo" entram em extinção no Nacional

Diferença entre líder e lanterna após 5 rodadas é a menor nos pontos corridos

Os três melhores times até agora já perderam quatro pontos, algo que não havia ocorrido nos últimos 4 anos na disputa inicial pelo topo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasileiro deste ano, pelo menos no início, é o mais equilibrado da história dos pontos corridos. Após cinco rodadas, não há ""coelho" (um time que dispara na ponta) nem saco de pancada (uma equipe muito abaixo das outras na tabela).
A diferença entre líder (Vasco) e lanterna (América-RN) é de oito pontos. Em 2003, quando começou o sistema de pontos corridos no Nacional, a diferença entre primeiro e último após cinco rodadas era de 12 pontos, mesma diferença vista em 2005 e 2006. Em 2004, 13 pontos separavam o melhor time do pior após os primeiros 15 pontos jogados pelas equipes.
O líder não está isolado. Com 11 pontos, o Vasco só supera Botafogo e Corinthians no saldo de gols. Dos três, o único que jogou ontem foi o time paulista -venceu por 2 a 1 o até agora pior da disputa América-RN.
Único com três pontos, o clube nordestino pinta como ""bobo" neste ano, mas, entre 2003 e 2006, sempre houve ao menos dois times com menos de três pontos após cinco rodadas.
O Juventude, que começou a rodada com três pontos, venceu o Cruzeiro no Mineirão por 3 a 2. O Inter, que também tinha três pontos, ganhou de 1 a 0 do Santos e hoje está a cinco pontos da primeira posição.
O próprio time santista, que usou muitos reservas até agora, não está tão longe do primeiro posto (a sete pontos), embora figure na zona do descenso.
Os maiores destaques do fim de semana foram Figueirense e Fluminense, times que decidiram a Copa do Brasil no meio de semana e que agora se dedicam só ao Nacional, e o Goiás, que fez 3 a 0 no Atlético-PR mesmo na Arena da Baixada.
A equipe catarinense goleou por 4 a 0 em casa o Flamengo. Já o campeão da Copa do Brasil aplicou um 3 a 0 no Sport no Maracanã. Ambos os vencedores se aproximam da zona de classificação para a Libertadores -o Figueirense está com nove pontos, e o Flu tem oito.
O Paraná, que havia largado bem com três vitórias em três jogos, completou duas partidas sem vencer ao empatar anteontem em 4 a 4 com o Náutico. O ex-líder ocupa a quarta posição, a última que rende vaga na Libertadores, com dez pontos.
O São Paulo, atual campeão, perdeu mais uma: 0 a 1 no Morumbi diante do Atlético-MG.
Se nenhum time disparou na liderança até agora, um jogador já colocou boa vantagem sobre os concorrentes na artilharia. Josiel, do Paraná, soma sete gols, três a mais que os perseguidores mais próximos. É a maior vantagem que um goleador abre sobre o vice-líder na artilharia após cinco rodadas na era dos pontos corridos.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Pato afunda o Santos em gramado encharcado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.