São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgrima

Em treino com o irmão, atleta sofre acidente e é internado

Ivan Schwantes, que fez uma cirurgia e terá alta hoje, deve participar do Pan

DO ENVIADO AO RIO

Um acidente entre irmãos mandou para o hospital o esgrimista Ivan Schwantes, 27, que integra a categoria espada. Anteontem, ao praticar com seu irmão, Athos, ele foi atingido na axila direita. A lâmina quebrou e provocou ferimento que obrigou o atleta a passar por um procedimento cirúrgico, o hemopneumotorax (acúmulo de sangue e ar, no pulmão direito).
De acordo com Giocondo Cabral, chefe da equipe nacional de esgrima, Ivan deve deixar o hospital Barra D'Or hoje. "Segundo o médico que o atendeu, ele tem 90% de chances de atuar no Pan no estado de saúde que apresenta agora." Ele informou que conversou com o esgrimista, que demonstrou otimismo em competir. "É um atleta muito forte, que tem tudo para se recuperar rapidamente." Para acelerar o processo, Ivan teve um dreno posto no local do ferimento.
Indagado sobre a freqüência de incidentes como estes na esgrima, o chefe da equipe insistiu que Ivan foi vítima de uma grande fatalidade. "Não é algo raro. É algo super, hiper-raro. Quebras de lâminas acontecem... Agora, quebrar a lâmina, rasgar a roupa e ferir o atleta é algo raríssimo de fato", afirmou Cabral.
O dirigente destacou ainda que o fato de Ivan estar trajando uma roupa de competição de primeira linha era mais um fator de proteção. "Não era uma roupa zero. Mas era bem mais resistente que uma utilizada por iniciantes, por exemplo."0 (LF)


As competições de ESGRIMA acontecem de 14 a 21 de julho


Texto Anterior: Judô: Judocas sonham com Pan, que já era para cartolas
Próximo Texto: [+] Na justiça: Esgrimista ainda tenta vaga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.