São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Datafolha no Brasileiro

Melhor ataque ofusca falhas da zaga em MG

Cruzeiro é quem mais finaliza e tem melhor pontaria

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre os resultados nos gramados refletem o que acontece nas estatísticas do futebol. Mas, no caso do melhor ataque do Brasileiro-2007, os números justificam com exatidão a realidade do campo.
Com média de 2,24 gols por partida, o Cruzeiro é o time que mais cria jogadas de gol, o que finaliza com mais esmero e ainda o mais "solidário" no momento de vazar os adversários.
A cada partida, a equipe mineira consegue realizar 14,8 finalizações, duas a mais do que a média geral do campeonato e quatro em relação ao América-RN, dono do pior ataque.
E não é só a quantidade que merece destaque. Tanto que a equipe do técnico Dorival Júnior acerta 42,6% de suas conclusões, quase dez pontos percentuais a mais do que o índice geral da competição.
Os atacantes cruzeirenses são os que mais procuram os companheiros na hora de vazar os rivais. São 3,9 assistências por partida. O vice-líder desse ranking é o Vasco, com 3,3 lances desse tipo a cada jogo.
O poderio ofensivo do Cruzeiro tem conseguido ofuscar a fragilidade de seu setor defensivo, que é o quarto mais vazado do campeonato -sofre 1,88 gol a cada partida.
E a força do ataque não é novidade no time que veste azul.
O clube mineiro, que ocupa hoje a quarta colocação -dentro da zona de classificação à Libertadores da América-, sagrou-se o primeiro campeão da era dos pontos corridos, em 2003, com o melhor poderio ofensivo, marcando média de 2,26 gols por confronto.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Virar casaca
Próximo Texto: Fim do 1º turno indica rumo da taça e da degola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.