São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Torneio teve três viradas de mesa a partir de 1993

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos dez anos, quando o Clube dos 13 manteve forte influência sobre a organização do torneio, o Campeonato Brasileiro sofreu três viradas de mesa.
A primeira, em 1993, teve o Grêmio como principal beneficiário. O clube gaúcho havia sido rebaixado em 1991. Como não conseguiu o acesso no ano seguinte, a CBF "içou" o time e mais 11 equipes que estavam na segunda divisão para a elite.
Na segunda virada de mesa da década passada, outro clube tradicional não precisou disputar a segunda divisão antes de voltar à Série A.
Rebaixado em 1996, o Fluminense, além do Bragantino, voltou à elite já na edição de 1997. A justificativa da CBF era que o certame que decretou o descenso do clube carioca não teve credibilidade pelo escândalo envolvendo o ex-presidente da comissão de arbitragem da entidade, Ivens Mendes.
Novamente rebaixado, o Fluminense, além do Bahia, foi beneficiado pela virada de mesa ocorrida em 2000. Na ocasião, a desculpa dos dirigentes foi um imbróglio envolvendo o Gama, o que gerou a criação da Copa JH.


Texto Anterior: Equipe apanhou também da polícia em Goiânia
Próximo Texto: São Paulo deve contar com o reforço de Kaká
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.