São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians vê "decisão" rumo ao título mais fácil

Contra o Santo André, candidato a vice da Série B, time pode ampliar liderança

Virtual conquista neste ano será a mais precoce de toda a história corintiana se for confirmada com até cinco rodadas de antecedência


Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O goleiro Felipe abraça Denis e Dentinho no Parque São Jorge

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians tem hoje contra o Santo André, às 16h, no Pacaembu, a chance de ficar ainda mais perto do título mais fácil de sua história. Caso conquiste a taça da Série B com até cinco rodadas de antecedência, o time do Parque São Jorge irá festejar o título mais precoce de seus quase cem anos de vida.
A campanha corintiana na segunda divisão nacional é tão destacada que as tranqüilas conquistas estaduais na época do amadorismo tendem a ser superadas em termos de facilidade. Caso o Corinthians vença hoje, ficará 15 pontos na frente do Vila Nova e do Santo André, dois dos mais fortes candidatos a vice da Série B neste ano.
""As ligas que o Corinthians venceu em 1914 e em 1916 não eram as mais fortes. Mas nem aí o Corinthians teve uma vantagem como agora. Em 1923, o Corinthians ganhou o Paulista com quatro rodadas de antecedência, mas houve mais disputa que a Série B. Este deverá ser, sim, o título mais fácil", afirma Celso Dario Unzelte, autor do ""Almanaque do Timão".
Os dois primeiros títulos paulistas do Corinthians foram ganhos em uma liga secundária na época, a Liga Paulista de Futebol. Mesmo com times desistindo da disputa e com a fragilidade dos adversários, o Corinthians nunca teve uma vantagem tão folgada na liderança como a de agora -eram pontos corridos antes também.
Em 1923, já em uma liga com os principais times do Estado, o Corinthians conseguiu seu título mais precoce. Com um 3 a 0 no São Bento da capital, ganhou seu quarto título estadual com quatro rodadas de antecedência. E o time acabou o Paulista de 1923 ""só" cinco pontos à frente do Palestra Itália, que ainda deu um W.O. no derby.
O técnico do Corinthians, Mano Menezes, ganhou projeção nacional em um dos jogos mais dramáticos da história do futebol, a ""Batalha dos Aflitos", entre Grêmio e Náutico na Série B de 2005, mas não considera o virtual título corintiano agora como ""conquista fácil".
""Em termos de dramaticidade, não vai acontecer mais o que aconteceu na "Batalha dos Aflitos". Mas não existe título fácil. E não tem título virtual. Temos sim uma vantagem boa", falou Mano Menezes.
A história corintiana é recheada de conquistas sofridas, dramáticas, apertadas, muitas, claro, em mata-matas, porém até no Brasileiro de 2005, disputado por pontos corridos, a taça veio só na última rodada, e com derrota, o que aumentou a tensão da torcida no final.
""Tenho conversado muito sobre isso com alguns corintianos. Alguns dizem que têm cochilado nos jogos", diz Unzelte.
Matematicamente, o Corinthians pode subir para a Série A daqui a duas rodadas, contra o Ceará, no Pacaembu -antes, terá o Bahia fora de casa. E é possível que no jogo seguinte, também em São Paulo, contra o Paraná, sele o título nacional da segunda divisão ainda com cinco rodadas pela frente.
Até por isso, a diretoria já colocou à venda ingressos para todos os jogos do Corinthians em casa até o fim da Série B. Cerca de 25.600 ingressos já foram vendidos para o de hoje.

NA TV - Corinthians x Santo André
Rede TV! (menos SP), ao vivo, 16h



Texto Anterior: José Geraldo Couto: Crepúsculo dos xerifes
Próximo Texto: Déjà vu: Herói de batalhas, Marcelinho é rival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.