São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos podem unir cinturões dos pesados

Ucraniano, que já tem título na família, desafia campeão a pesagem em Berlim

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na história, hoje, dois irmãos podem ser, simultaneamente, campeões mundiais dos pesos-pesados.
Basta que o ucraniano ""Doutor Punho de Aço" Vitali Klitschko, 37, derrote Samuel ""O Pesadelo Nigeriano" Peter e recupere o título dos pesados do Conselho Mundial de Boxe.
Afinal, seu irmão mais novo, Wladimir ""Doutor Martelo de Aço" Klitschko, 32, tem em seu poder os cinturões da Federação Internacional de Boxe e Organização Mundial de Boxe.
""Este é o meu sonho e o sonho de meu irmão, sermos campeões dos pesados ao mesmo tempo. É um momento que queremos dividir", afirma Vitali, que pesa 112 kg e acumula 35 vitórias e duas derrotas.
""Vitali fará história no dia 11 de outubro [hoje]. Sonhamos com isso há muito tempo, e isso agora finalmente se tornará realidade", ecoou Wladimir.
Wladimir poderá passar dicas ao irmão mais velho, pois superou Peter por pontos em 2005, em eliminatória pelo título. Na ocasião, o ucraniano chegou a sofrer duas quedas.
Peter pediu revanche, não foi atendido, ganhou o título do CMB e agora pega outro Klitschko, Vitali, fora dos ringues há quatro anos. Ele obteve o direito de lutar pelo título que já foi dele por ter sido nomeado ""campeão emérito" do CMB.
O cartel profissional de Peter inclui 30 vitórias e 1 derrota.
""Quando meu irmão mais novo viu que eu era um boxeador, ele quis ser um boxeador também. Quando meu irmão viu me tornar um Ph.D., quis também. Quando ele viu eu me tornar campeão dos pesados, não sossegou até virar um campeão também", brincou Vitali.
""Agora quero conquistar o que meu irmão mais novo fez há três anos ao derrotar Sam Peter. Agora eu é que estou seguindo os passos de Wladimir", elogiou o irmão mais velho.
Wladimir exibe mais técnica, porém tem o ""queixo" suspeito: suas três derrotas foram por nocaute. Já o irmão mais velho tem mais pegada e aparenta possuir mais resistência -os dois nocautes técnicos que sofreu foram por conta de um corte e de contusão no ombro.
Na história, somente dois outros irmãos sagraram-se campeões dos pesados, mas não o fizeram de maneira simultânea: os norte-americanos Michael Spinks e Leon ""Neon" Spinks. Eles alcançaram o título na condição de azarões.
Michael, cujo potente direto de direita foi apelidado de ""Maldição do Spinks", abandonou a categoria dos meio-pesados e impôs a primeira derrota de Larry ""Assassino de Easton" Holmes em 49 combates. Já Leon, um novato com somente sete lutas, surpreendeu o já legendário Muhammad Ali.

Na TV - Samuel Peter x Vitali Klitschko
ESPN Brasil, ao vivo, a partir das 18h



Texto Anterior: O Datafolha no brasileiro: O fiel da balança
Próximo Texto: "Aprendi com 2007", afirma Hamilton
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.