São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vettel vence em dia especial no Japão

F-1
Triunfo em GP que teve grid definido horas antes da largada faz alemão se aproximar da vice-liderança


GP do Japão
1º S. Vettel 1h30min27s323
2º Mark Webber a 0s905
3º F. Alonso a 2s721

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SUZUKA

Para a Red Bull não podia ter sido melhor. No atabalhoado domingo em Suzuka, colocou seus dois pilotos na primeira fila e, horas depois, os viu conquistar a terceira dobradinha da temporada.
Com a terceira vitória no ano, Sebastian Vettel descontou os dez pontos que tinha de desvantagem para Fernando Alonso, o segundo na tabela, e só não roubou o posto porque tem um triunfo a menos que o espanhol -ambos têm 206 pontos.
Para Mark Webber, colega de Vettel na Red Bull, o segundo lugar no GP do Japão também não foi um mau negócio. Se perdeu cinco pontos em relação ao escudeiro, abriu mais três sobre Alonso e, faltando só três etapas, continua na liderança.
Foi um dia movimentado em Suzuka, já que a classificação, que deveria ser no sábado, foi transferida para ontem, só cinco horas antes da largada, por causa da chuva.
"Foi uma experiência especial, mas não foi nada fácil em termos de concentração estar pronto de manhã e depois de tarde", falou Vettel, dono de oito vitórias na carreira, mas que pela primeira vez ganhou dois anos seguidos na mesma pista.
Antes de Vettel, só Michael Schumacher e Mika Hakkinen haviam vencido em Suzuka por dois anos seguidos. Ambos foram campeões quando ganharam pela segunda vez. "Não me importaria de conseguir a mesma coisa", completou, sorrindo.
Mas como o próprio piloto admitiu, a chave para o triunfo foi a pole position. Partindo em primeiro, Vettel manteve a dianteira na largada e viu Webber, que saíra em segundo, perder a posição para Robert Kubica, da Renault.
Um acidente com Vitaly Petrov ainda na reta de largada, porém, forçou a entrada do safety car e, no segundo giro, Kubica abandonou depois de perder a roda.
Com a saída dele, Alonso herdou o terceiro posto.
A partir daí as posições na frente só mudaram nos pit stops, já que Jenson Button, com uma estratégia diferente, parou mais tarde e chegou a liderar por 13 voltas -completou em quarto e se manteve em quinto no Mundial.
Depois foi apenas uma questão de tempo até que Vettel pudesse comemorar.
"Sabia que, se não conseguisse a pole, seria difícil ultrapassar o Seb", disse Webber. "O importante é que, com 75 pontos ainda em disputa, minha vantagem está aumentando, ou seja, estou indo no caminho certo."
Terceiro colocado, o espanhol Fernando Alonso também festejou. "O líder marcou 18 pontos, e eu, 15. Perdi só três pontos para ele em um circuito em que estamos convencidos de que era o pior para nós até o fim do ano", disse o piloto da Ferrari.


Texto Anterior: Prancheta do PVC: A razão da queda
Próximo Texto: Hamilton cai uma posição no mundial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.