São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA painelfc.folha@uol.com.br

Mais proteção

Em meio aos problemas enfrentados pelo São Paulo na Justiça, com atletas da base tentando deixar o clube, o deputado José Rocha (PR-BA), relator do substitutivo da Lei Pelé, diz que, com a alteração da lei, o atleta, a partir dos 14 anos, assinará contrato de formação desportiva com a agremiação. Isso não poderá impedir que ele deixe a equipe, mas o clube formador terá direito a uma indenização. O deputado fala também que a lei prevê acordos de cinco anos a menores, mesmo com a Fifa permitindo no máximo três anos.



Lobby. Rocha tem feito insistentes pedidos a presidentes de clubes para que façam uma mobilização no Congresso para votar e aprovar as mudanças na Lei Pelé. A bancada do DEM, no entanto, posicionou-se contra a aprovação.

Onda. Além dos três que acionaram o São Paulo juridicamente, cartolas aguardam novas investidas de jogadores da base contra o clube.

Pit bull. Quem conversou com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, nos últimos dias, conta que ele está espumando de raiva com a onda de jogadores rebeldes nas categorias de base.

Não é tarde? Alguns cartolas do tricolor sugerem que pais de atletas sejam chamados para serem alertados de que será perda de tempo ir à Justiça contra o clube, que já diz ter revisado todos os acordos com seus jogadores.

Até tu. Mustafá Contursi foi reeleito ontem, por unanimidade, para mandato de três anos no Sindicato Nacional do Futebol. Estiveram presentes 14 dos 27 presidentes de federações estaduais. Entre os clubes, chamou a atenção o fato de o Palmeiras, por meio de Antonio Carlos Corcione, ter votado no oposicionista.

Julgamento... A CAS (Corte de Arbitragem do Esporte), com sede em Lausanne, na Suíça, reúne-se hoje pela primeira vez no Brasil, no COB. Vai julgar ação da Fifa contra a CBF e o jogador Willian, atualmente no Red Bull.

...delivery. A Fifa quer que a CBF seja punida por não ter condenado Willian por doping, quando ele atuava pelo Mamoré. Ele foi absolvido pelo STJD. O caso lembra o de Dodô, punido por dois meses pelo tribunal e, depois, por dois anos pela CAS.

Ação. A FPF e a ONU farão parceria num programa de combate à fome. Representante da entidade estará domingo, em Ribeirão Preto, na festa de abertura do Paulista-2010, para assinar o acordo.

Homem forte. No Palmeiras, é dado como certo que Seraphim del Grande, presidente do conselho, assumirá o cargo de diretor de futebol. Possivelmente em substituição a Genaro Marino.

Disputa. O agente de Douglas, André Barros, está nos Emirados Árabes tentando a liberação do atleta do Al Wasl. Ontem, ouviu que o clube quer a permanência do meia.

Colaborou LUCAS REIS, da Reportagem Local

Dividida

"Nenhum país pode assumir a responsabilidade pela segurança do outro. Não podemos ter na nossa conta o que aconteceu em Angola"

De DANNY JORDAAN, presidente do comitê sul-africano da Copa-2010, sobre o ataque à seleção do Togo em Angola




Próximo Texto: Mais um jovem aciona a Justiça contra o São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.