São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

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Agência que perdeu critica a concorrência

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois anos depois, a direção da agência Promotional Travel Viagens ainda reclama do processo licitatório que escolheu a companhia responsável por emitir as passagens do Pan.
A vencedora do processo, que vai emitir bilhetes com custo total de R$ 8,8 milhões, foi a Tamoyo, que já trabalhava com o Comitê Olímpico Brasileiro anteriormente. Juntamente com o Co-Rio, o COB organizou a licitação, que especificava que os serviços do Pan estariam incluídos no "pacote".
"Tinha todos os documentos necessários, mas faltava um carimbo da Odepa. A organização estava fechada o tempo inteiro. E, por isso, fomos inabilitados pelo COB", contou o diretor da Promotional Luiz Campos. Ele disse que a firma tinha condições de fazer o serviço.
Assim, a Tamoyo venceu o processo sem concorrência. Na época, o COB explicou à Folha que a certificação das entidades esportivas era imprescindível. E disse que a Promotional não atendera outros itens.
Pelas estimativas do Co-Rio, a agência vai emitir 2.626 passagens, que custarão R$ 8,8 milhões, ou R$ 3.357 por viagem, em média. Esse é o valor para bilhetes para os cartolas, árbitros e funcionários.
É um valor mais alto que a média das passagens pagas diretamente pelos comitês olímpicos, que incluem atletas e membros das delegações.
Pela estimativa do Co-Rio, serão R$ 13,382 milhões gastos com 6.550 passagens. Ou seja, em média cada bilhete sairá por R$ 2.043.
Por essas estimativas, cada cartola vale 1,6 atleta no transporte aéreo. Mas, segundo o Co-Rio, todas as passagens serão em classe turística.
Só que, entre os cartolas, também há membros de federações internacionais e do Comitê Olímpico Internacional, que podem viajar de outros continentes. (RM)


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