São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Passagens são obrigação, diz Co-Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Organizador do Pan 2007 (Co-Rio) afirmou que há uma obrigação contratual dos Jogos de que fossem pagas as viagens de atletas, membros de delegação, árbitros, técnicos e dirigentes.
Esse compromisso foi firmado em 2002, na candidatura do Rio para abrigar a competição. Na época, o governo federal deu aval para o acordo.
Segundo o Co-Rio e o Ministério do Esporte, o valor liberado (R$ 22,2 milhões) para as viagens foi baseado em estimativa do total de participantes.
Assim, o Co-Rio apresentou um plano ao Ministério do Esporte em que afirma serem necessárias 9.176 passagens. Segundo o comitê, o número final será estabelecido depois da competição.
"O preço médio [das passagens] é baseado em pesquisa de mercado que leva em conta o trecho referente ao país de origem dos atletas e demais integrantes da delegações", explicou a assessoria do ministério.
O Co-Rio ainda informou que fez processo licitatório, em conjunto com o COB, para emissões das passagens que não fossem diretamente das delegações. Segundo o Comitê Organizador, cinco empresas retiraram o edital e duas apresentaram propostas: Tamoyo e Promotional Travel Viagens.
"A abertura dos envelopes foi pública, feita em sessão aberta", informa o Co-Rio. A licitação, diz o comitê, seguiu os moldes do seu Manual de Compras, que é baseado na Lei de Licitações.
Tanto Co-Rio quanto o ministério disseram que a prestação de contas será feita nos moldes exigidos pelo governo federal e pelo Tribunal de Contas da União. E pode ser devolvido dinheiro que sobrar, segundo a pasta do Esporte.


Texto Anterior: Pan bancará as passagens de cartolas
Próximo Texto: Agência que perdeu critica a concorrência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.