São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2006

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Montadora, banco e até barbeador batizam troféus

DA REPORTAGEM LOCAL

Colocar o nome de uma empresa numa taça, como quer a CBF para o Campeonato Brasileiro, está longe de ser uma novidade no exterior.
Seja na América no Sul ou na Europa, isso é comum. A Toyota dá seu nome à Libertadores.
No ano passado, a AFA, a federação argentina, vendeu, por cerca de R$ 1,5 milhão, duas edições do Nacional, que agora são chamados de torneios "Gillette Prestobarba Excel".
Mas é na Europa que a associação de empresas a campeonatos e taças é milionária.
A liga portuguesa vendeu por cerca de R$ 26 milhões sua taça, que agora vai levar por quatro edições o nome de uma empresa de apostas pela internet.
Na Inglaterra está o maior "shopping" de compra de nomes de taças e competições. Isso ocorre no país desde o início da década de 80.
O Campeonato Inglês já teve o nome de uma cerveja e hoje leva o de um banco. As diferentes copas realizadas na Inglaterra já levaram ou têm hoje como nome marcas de refrigerante, chocolate, banco e seguradora. (KT E PC)


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