São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 71, herói "grego" entra na história

Partida contra a Coreia do Sul transformará o treinador campeão europeu de 2004 no mais velho em Mundiais

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O homem que colocou a Grécia no mapa do futebol viverá hoje um dia especial. Quando o neozelandês Michael Hester apitar o início do jogo contra a Coreia do Sul, o alemão Otto Rehhagel, 71 anos e 307 dias, será o técnico mais velho a participar de uma Copa do Mundo.
O recorde pertence ao italiano Cesare Maldini, que saiu do Mundial de 2002 com o Paraguai quando tinha 70 anos e 131 dias.
Rehhagel dirige a seleção grega desde 2001. Era o técnico do time que surpreendeu ao conquistar a Euro-2004.
É desse feito que vem a aura de intocável que o treinador ganhou. Depois do título, recusou um convite da seleção do seu país natal, consolidando-se como ídolo.
A receita para conquistar a Europa (ênfase na defesa e ataques pelo alto) continua sendo adotada, apesar da ausência de resultados expressivos desde 2004.
"Nossa principal qualidade é ter uma defesa compacta. Então, posso falar que a meta é não sofrer gols", disse o meia Georgios Karagounis, que atua no Panathinaikos.
O curioso é que, mesmo centrado na defesa, o time de Rehhagel usa três atacantes e fez o artilheiro das eliminatórias europeias. Theofanis Gekas, do Hertha Berlin, marcou dez gols no torneio.
A história grega em Copas é ínfima e decepcionante. No único Mundial que disputou, em 1994, perdeu suas três partidas, não fez nenhum mísero gol e foi vazada dez vezes. Obviamente, caiu ainda na primeira fase.
A Coreia do Sul, sua adversária de estreia, gira em torno de Park Ji-sung. O meia atua pelo Manchester United, um dos gigantes da Inglaterra.
"[Jogar na Premier League] me deu muita experiência. Como estou acostumado a jogos importantes, consigo ficar um pouco mais relaxado", afirmou o sul-coreano.


Texto Anterior: Rita Siza: Desejos da Copa
Próximo Texto: Espanha: Iniesta bate bola em primeiro treino na África, mas é dúvida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.