São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil "customiza" festa da Fifa no Rio

Arena em Copacabana exibe gratuitamente jogos do Mundial em meio a bares e shows de música brasileira

AUDREY FURLANETO
DO RIO

Foi preciso explicar para a Fifa que o brasileiro, em tempos de Copa do Mundo, vai ao mercado antes do jogo, compra carvão e gelo, prepara a carne, chama o vizinho e liga o aparelho de som.
Amauri Soares, diretor de projetos e eventos especiais da Globo, conseguiu, assim, negociar uma "customização" da International Fifa Fan Fest, festa oficial e gratuita que ocorre em seis cidades do mundo na Copa.
Instalada na praia de Copacabana, a arena da Fan Fest brasileira foi inaugurada ontem antes da abertura do Mundial, com bar, restaurante, samba, pagode, forró -e pouco mais de mil pessoas que assistiram de lá ao primeiro jogo da Copa.
Se em Berlim, Cidade do México, Paris, Roma e Sydney o evento conta com apenas um telão de 40 m2, em Copacabana, além do telão padrão (voltado para fora da arena), há outro de alta definição, com 120 m2, e um palco para shows de música.
A arena vai abrir todos os dias até 11 de julho duas horas antes dos primeiros jogos do dia, para fechar só às 21h, com shows às 18h e às 19h.
"Em Frankfurt, por exemplo, o telão ficava numa barca no meio do rio. O conceito é este: pega o telão e mostra o jogo. Mas explicamos para eles que no Brasil torcer pela seleção inclui outros elementos", conta Soares.
A Fan Fest é um acordo da Fifa com as prefeituras das cidades onde o evento acontece e com a TV que tem os direitos de exibição no país (aqui, a Globo). A emissora assina a "curadoria" da programação de shows.
Três "pilares", segundo Amauri Soares, conduziram a escolha dos músicos, que vão de Marcelo D2 e Cidade Negra até um cover de Michael Jackson.
Aos pilares: o primeiro prevê samba e pagode (entram aí Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Revelação, entre outros). Já o segundo segue o calendário: "Não podemos esquecer que a Copa acontece em junho, o mês da Festa Junina". Ou seja, a Fan Fest brasileira terá forró (com o grupo Falamansa).
E, por último, estão shows "coerentes" com os países em campo. Exemplos: em jogo dos Estados Unidos, covers de Elvis e Michael Jackson; em partidas da Inglaterra, cover dos Beatles.
Com capacidade para 30 mil pessoas e entrada gratuita, a arena abriga também cinco camarotes fechados por patrocinadores, para até 150 pessoas cada um.


Texto Anterior: José Simão: Galvão é a vuvuzela!
Próximo Texto: Palmeiras crava Scolari após a Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.