São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO
Recordista dos 100 m está fora da Olimpíada

DA REPORTAGEM LOCAL

Suspeito de doping, Tim Montgomery, 29, está fora dos Jogos de Atenas. O velocista, recordista mundial dos 100 m, chegou em sétimo lugar ontem, na final da prova da seletiva norte-americana, disputada em Sacramento.
O vencedor da prova foi Maurice Greene, que marcou 9s91 e tentará o bi olímpico. Os outros classificados foram Justin Gatlin (9s92) e Shawn Crawford (9s93).
"A razão pela qual não venci é ter vocês na minha cola... todo dia", disse Montgomery, quando foi abordado pelos jornalistas. Ontem, ele marcou 10s13.
A derrota escancarou o mau momento vivido por Montgomery, que vem sendo bombardeado por denúncias de que teria feito uso de doping a partir de 2001. Segundo noticiou o diário "San Francisco Chronicle" em junho, o velocista admitiu na Justiça que tomou substâncias proibidas.
As drogas eram administradas por Victor Conte, proprietário do Balco, laboratório que produzia o THG, esteróide anabólico detectado pela primeira vez em 2003.
Um ano após iniciar o "tratamento" com Conte, Montgomery bateu o recorde mundial dos 100 m, ao fazer o tempo de 9s78 em Paris. Em Sydney-00, ele havia sido um mero coadjuvante -fez parte da equipe campeã do 4 x 100 m, mas nem correu na final.
Com o fiasco de Montgomery, o casal mais rápido do mundo não correrá a prova mais nobre do atletismo em Atenas. Anteontem, Marion Jones, campeã dos 100 m em Sydney-00 e mulher do velocista, ficou em quarto lugar na seletiva e também não se classificou.
Após a prova, a atleta de 28 anos, cujas ligações com o Balco também são investigadas, se recusou a dar entrevista. "Quando eu falo, vocês sempre dizem coisas negativas a meu respeito. Quando não falo, vocês também escrevem coisas ruins. Por isso é melhor eu gastar o tempo com o meu filho."
Marion Jones, que obteve três ouros e dois bronzes em Sydney-00, tentará vaga no salto em distância, cuja primeira eliminatória será hoje, e nos 200 m. Também pode ser convocada para os revezamentos 4 x 100 m e 4 x 400 m.



Texto Anterior: Hipismo: Brasil convoca time de saltos para Olimpíada
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: Bons sinais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.