São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

Luxemburgo vence o seu 3º turno seguido

Santos é o 'campeão de inverno'; técnico, o soberano dos pontos corridos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo terceiro turno consecutivo, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo está na frente. Desde o ano passado, quando teve início o sistema de pontos corridos do Nacional, o vitorioso treinador vê seu time acabar na frente ao término de uma metade da disputa.
Ontem, o Santos bateu o Vasco por 3 a 2, em um emocionante jogo no Rio, e foi simbolicamente o "campeão de inverno" do Brasileiro. Luxemburgo, que já tinha visto seu Cruzeiro liderar o primeiro e o segundo turnos em 2003, deixa assim a equipe da Vila Belmiro na primeira colocação após a 23ª rodada do Nacional deste ano, que tem como principal marca o seu equilíbrio.
Ponte Preta e São Paulo, os principais concorrentes do Santos, também ganharam seus jogos ontem, mas não superam o time de Luxemburgo nos critérios de desempate -os três somam 41 pontos, mas o Santos ostenta o maior número de vitórias (13), o maior número de gols marcados (51) e o maior saldo de gols (15).
Palmeiras e Atlético-PR, times que também ambicionavam terminar o primeiro turno deste ano na primeira posição, entram em campo hoje apenas buscando um melhor posicionamento na tabela -não podem alcançar mais a equipe da Vila Belmiro.
O Goiás, outra equipe que tinha chances matemáticas de ser "campeã de inverno", foi goleada ontem no Morumbi e já ficou mais distante do líder -são cinco pontos de diferença entre eles.
O Flamengo, time de coração de Luxemburgo, fechou mesmo a primeira parte do Brasileiro na lanterninha. Ontem, foi derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão e estacionou nos 20 pontos, perdendo para o Paraná, que tem a mesma pontuação na tabela, mas possui maior número de vitórias.
O Goiás não anotou gols ontem, mas mantém a tradição de fazer o goleador da disputa. Alex Dias está folgado na liderança da artilharia, com 15 gols. Precisar marcar mais 16 vezes no segundo turno para igualar a marca de Dimba, recordista de gols em uma edição do Nacional -conseguiu a marca em 2003 pelo mesmo Goiás.
Desde o primeiro jogo do Nacional -uma goleada do Goiás sobre o Botafogo por 4 a 1, no Caio Martins-, Alex Dias está na ponta da tabela de artilheiros.
O segundo turno começa já no fim de semana. Hoje, ainda acontecem quatro partidas pela competição, mas a ponta e a rabeira estão definidas. A Europa, tão acostumada com os pontos corridos, costuma ver o "campeão de inverno" levantar a taça no verão.
O quinto título de Brasileiro de Vanderlei Luxemburgo -ele é o único treinador que já venceu quatro vezes o principal campeonato do país- está ficando cada vez mais quente, portanto.


Próximo Texto: Robinho marca no fim, e Santos se reabilita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.