São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robinho marca no fim, e Santos se reabilita

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um jogo cheio de alternativas no placar, o Santos derrotou o Vasco por 3 a 2 ontem à noite em São Januário e colocou fim a uma sequência de duas derrotas no Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo chegou ao final do primeiro turno do torneio com 41 pontos ganhos e 51 gols marcados.
A equipe santista também derrubou um tabu: o de não ir bem fora de casa. A última vitória do Santos longe da Vila Belmiro havia sido na goleada de 4 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 7 de julho.
Deivid (2) e Robinho marcaram para o Santos, enquanto Ygor e Petkovic descontaram.
O jogo começou com uma forte pressão do Vasco, mas na primeira chance que teve de chegar ao ataque o Santos fez o seu gol.
Paulo César lançou Deivid pela direita. O atacante entrou na área sem marcação e bateu cruzado para fazer 1 a 0 logo aos 5min.
O gol desnorteou o time do Vasco, que se lançou ao ataque e deu o contragolpe para o Santos. Bem articulado, os santistas tocaram a bola para esfriar o jogo.
O volante Bóvio, jogador mais acionado no primeiro tempo, deu 33 passes e só errou duas assistências. O time santista ainda foi prejudicado pela arbitragem que anulou incorretamente um gol ao marcar impedimento no lance.
O Vasco se reencontrou em campo e teve em Petkovic o seu principal armador. Para suportar a pressão, o Santos forçou a saída de bola com Bóvio e Fabinho e passou a explorar os chutes de média distância.
Time que mais finaliza no torneio, com 18 arremates por partida, os santistas arriscaram oito chutes só no primeiro tempo e acertaram o alvo cinco vezes.
A partir dos 25min, o jogo ganhou um ritmo mais veloz com o Vasco pressionando o gol de Tapia. Já o Santos respondia com as investidas de Robinho e Deivid.
Mas a melhor chance da equipe de Vanderlei Luxemburgo acabou desperdiçada nos pés de Léo. Ele entrou pela esquerda, fez o corte para dentro da área, mas chutou em cima do goleiro Fábio, aos 44min.
O segundo tempo começou do mesmo jeito que a etapa inicial. Mas com Silva no lugar de Chiquinho o Vasco voltou ainda mais ofensivo. E aos 4min, após cobrança de escanteio de Petkovic, Ygor escorou de cabeça e empatou o jogo: 1 a 1.
Com Coutinho deslocado na lateral direita para travar o apoio de Léo, o Vasco neutralizou uma jogada forte do Santos.
Acuado, o time paulista deu muito espaço para o adversário. Com a movimentação de Valdir e Anderson, a zaga santista começou a deixar buracos na defesa.
Melhor em campo, o Vasco acabou virando o jogo em bela jogada de Petkovic. Ele saiu da direita para o meio e bateu de pé esquerdo, num belo gol, aos 15min.
Atrás no placar, o Santos tentou retomar as ações do jogo, mas o Vasco continuava imprimindo um ritmo forte. Com Elano apagado em campo e Ricardinho mais preocupado em acertar a marcação no campo de defesa, ficou para Robinho a missão de levar o Santos à frente.
Mas foi o oportunismo de Deivid que acabou prevalecendo sobre a defesa do Vasco. Ele recebeu de Robinho e soltou uma bomba de pé direito, aos 21min: 2 a 2.
O empate impulsionou os dois times ao ataque. Tanto Santos como Vasco foram para frente em busca da vitória.
No final, valeu a categoria de Robinho. Ele aproveitou uma rebatida na área do Vasco e bateu de primeira, de pé esquerdo, para fazer 3 a 2, aos 38min, e garantir a vitória fora de casa.
O Santos, que perdeu o mando de um jogo pelos incidentes ocorridos no clássico contra o São Paulo, enfrenta o Paraná no domingo. No entanto, o local do jogo ainda não foi definido.


Texto Anterior: Luxemburgo vence o seu 3º turno seguido
Próximo Texto: A rodada: Ponte faz dever de casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.