São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

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Muro alto

Estádios da Copa-14 têm que mudar projetos porque Fifa sobe altura das placas publicitárias no gramado

RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

A maioria dos projetos de estádios para a Copa-2014 teve que ser modificado porque a Fifa alterou o tamanho das placas de publicidade.
Pouco antes do Mundial da África do Sul, foi feito um comunicado da entidade às sedes brasileiras da Copa do Mundo de que haveria aumento de 90 cm para 1 m na altura dos anúncios em volta do campo nas partidas.
Entretanto a própria Fifa informou agora que não há uma decisão definitiva sobre o tópico. Ou seja, podem haver novas modificações.
A primeira alteração nos anúncios levou a mudanças nos projetos para manter a visibilidade de todo o campo para os espectadores, principalmente rente à linha lateral. Ou seja, a inclinação de setores inferiores das arenas teve que ser refeita.
Amazonas, Mato Grosso, Pernambuco e o Rio Grande do Sul confirmaram modificações em seus planos por conta da nova determinação.
Nos estádios novos, há uma perda de tempo por conta das adaptações. Naqueles que estão sendo reformados, há um impacto financeiro porque são necessárias modificações nas estruturas.
Até porque as placas brasileiras costumam ser menores do que às utilizadas pela Fifa. Variam de 70 cm a 1 m, de acordo com os produtores. Mas, em um estádio como o Maracanã, por exemplo, ficam entre 70 cm e 80 cm.
"Somos contrários ao tamanho da Fifa. É um absurdo", afirmou o vice de patrimônio do Internacional, Emídio Ferreira, que toca a reforma do Beira-Rio. "O problema não é só custo. Vamos ter que alterar o projeto."
O clube está fazendo testes de visibilidade com protótipos para determinar como ficará o setor inferior.
"O impacto depende de cada projeto. Talvez, seja maior nos estádios já existentes", contou o arquiteto do projeto estádio de Mato Grosso Sérgio Coelho. "No nosso, afetou somente alguns lugares, em percentagem pequena."
"Foi refeito o cálculo da curva de visibilidade [que determina o ângulo do olho do espectador até o campo], mas sem custo", declarou Silvio Bom Pastor, do projeto da Arena Capiberibe.
Em Minas Gerais, o projeto considerou a medida de 90 cm, mas só será refeito pela empresa que assumir a obra.
Há uma informação de uma sede, que não quis se identificar, de que haverá uma redução do tamanho das placas. Mas não houve confirmação do dado. Na África do Sul, os anúncios tinham 90 cm de altura, entretanto, devido ao suporte para fixá-los, atingiam 1 m.
Outro complicador é o fato de os anúncios ficarem no máximo a 5 m do campo, menos do que em alguns dos campos brasileiros.


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