UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Nome polêmico
Protagonista do escândalo da arbitragem que ficou conhecido como caso Cattani, Laerte Alves será o diretor da primeira subsede da Federação Paulista de Futebol, que será aberta em Ribeirão Preto. Ele foi escolhido por Marco Polo del Nero, que comanda a entidade.

Denúncias
Em setembro de 1995, foram gravadas conversas entre um jornalista de Ribeirão e o ex-juiz de futebol Wilson Cattani. Nas conversas, o ex-árbitro diz ter recebido dinheiro de Laerte Alves, presidente do Botafogo-SP, para comprar árbitros no Paulista da Série A-2. O Botafogo, em terceiro, subiu para a A-1.

O preço
A FPF exige um mínimo de R$ 500 mil/ano da fornecedora de bola do Paulista-04, a ser escolhida em concorrência pública.

Haja bola
A entidade faz outras exigências, além do dinheiro. Quer, por exemplo, que a empresa forneça 7.200 bolas por ano, 800 camisas para árbitros, 400 pares de chuteiras e uniforme completo para a seleção paulista.

Pés pelas mãos
A situação do Corinthians é tão ruim que torcedores chegaram a pedir para Júnior escalar o ministro Agnelo Queiroz, que fez umas embaixadas no Parque São Jorge. Só que o técnico disse que não dá. ""Do jeito que ele joga, só dá para o vôlei."

A hora da gozação
A torcida do Inter preparou três novas faixas para o Gre-Nal de hoje. Em todas, tira um sarro da situação do rival. Uma diz: ""Fico na primeira divisão. E vocês?". Outra: ""Experimenta a Segundona". E a terceira: ""Timinho de segunda".

Esperar para ver
Os gremistas, por sua vez, também prepararam uma faixa: ""Nada melhor que pegar o Inter para começar a virada".

A vez do batom
Nas negociações que terá com a Nike nos próximos meses, a CBF pleiteará a formação de uma liga feminina de futebol no Brasil. Que seria bancada pela empresa de material esportivo a partir do primeiro ano do eventual novo contrato, em 2007.

Regime forçado
Representantes da Nike e da AmBev que estão com a seleção não gostaram nada da concentração em Leicester. Como o hotel é um spa, a comida servida é pouco calórica e saborosa.

Vazio
Como Leicester, cidade onde o Brasil joga hoje, está distante de Londres e não tem muitos atrativos, os cartolas que costumam acompanhar a seleção preferiram não dar as caras nos treinos.

Atraso
Carlos Arthur Nuzman deve passar os próximos dias debruçado sobre a divisão das verbas da Lei Piva. O Comitê Olímpico Brasileiro não decidiu como será o novo reparte do bolo -as cotas que cabem a cada federação serão mudadas-, o que esperava ter feito em setembro.

Choradeira
Nas duas últimas semanas, o COB tem sido muito pressionado pelas federações. Ninguém quer perder espaço, e algumas entidades, com os resultados do Pan em mãos, lutam por uma fatia maior. A decisão deve ficar para a semana que vem.

Contra a parede
O Tribunal de Contas da União está em cima do COB e da CBG e cobrou um explicação sobre o dinheiro gasto pela confederação de ginástica na viagem de lazer à Disney. O COB diz que de fato já foi informado e que até o dia 29 enviará seus documentos (a CBG enviará os dela). O TCU quer saber se verba da Lei Piva foi usada na empreitada.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Geninho, ex-técnico do Corinthians, sobre a estréia de Júnior no comando do time:
- Acho que esta primeira partida mostra que eu não era o único culpado [pela má fase do time]. Mas não só este jogo, o tempo também vai mostrar isso, apesar de eu torcer para o Corinthians se recuperar.

CONTRA-ATAQUE

Oscar esloveno

Veljko Petranovic, 44, desfrutou anteontem da sensação de marcar cem pontos em um jogo de basquete. O feito ocorreu na vitória do Pivka sobre o Vipava (150 a 49), pela liga eslovena. A proeza é mais curiosa por ele ter jogado só 30 minutos e nem ter atuado no último período.
- Marquei 40 pontos no primeiro quarto, 29 no segundo e 31 no terceiro. Fiquei muito cansado depois, contou ele.
Petranovic jogou no Zadar, que venceu a liga da ex-Iugoslávia em 1986, ao desbancar o favorito Cibona, em que atuavam Nakic, Arapovic e Petrovic, entre outros. Seus cem pontos são a terceira melhor marca da região. Zdenko Babic marcou 144 pontos em um jogo. O mito Drazen Petrovic fez, certa vez, 112.
O segredo para obter a marca?
- Pedi para passarem todas as bolas para mim, confessou.


Próximo Texto: Paysandu perde os pontos, mas Teixeira ganha o voto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.