UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha e Suécia repetem final européia e tentam título inédito

DA REPORTAGEM LOCAL

As seleções já duelaram por um troféu continental. Só que hoje, em Los Angeles, Alemanha e Suécia entram no gramado para disputar o título mais importante da história de ambas as equipes.
Os times são os finalistas do Mundial feminino e chegam à decisão em situações distintas.
Última campeã européia -bateu justamente a Suécia na partida decisiva-, a Alemanha arrasou adversários com um ataque letal e chega ao duelo como favorita.
As alemãs têm o melhor ataque da competição (média de 4,6 gols por partida) e as duas principais artilheiras -Birgit Prinz, que marcou sete gols, e Kerstin Garefrekes, com quatro tentos.
Além disso, o país foi o autor da principal façanha do torneio até aqui. Nas semifinais, eliminaram as norte-americanas, que tentavam o bicampeonato e jogavam com o apoio dos torcedores. O placar: um impactante 3 a 0.
Os números e o retrospecto, porém, não afetam a Suécia. Responsável pela eliminação do Brasil, as jogadoras confiam na segurança da goleira Caroline Jonsson para brecar as rivais de hoje.
"Você sempre precisa de uma goleira que executa ao menos duas grandes defesas para equilibrar um jogo com a Alemanha. Precisarei fazer isso na decisão", contou Jonsson, escolhida como a melhor atleta do campeonato em sua posição pela Fifa.
Além do inédito título, as alemãs têm outro ótimo incentivo para a finalíssima. O time masculino do país demorou cinco Copas para chegar ao topo -foi campeão em 1954, na Suíça.
As mulheres podem superar essa marca hoje. Nos EUA, elas disputam seu quarto Mundial, e a segunda decisão. Em 1995, perderam o caneco para a Noruega.

NA TV - Alemanha x Suécia, às 14h, na ESPN Brasil


Texto Anterior: Rua Brazil festeja a seleção brasileira
Próximo Texto: Em nome do pai: Clã Lasmar tem novo doutor no Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.