São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Mais mulheres, menos homens


As três vagas na elite do surfe para 2009 conquistadas pelas brasileiras têm de ser bastante comemoradas

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

CONQUISTAMOS TRÊS vagas na elite mundial de surfe no ano que vem e temos que comemorar. Não as três do masculino, confirmadas com a inclusão de Heitor Alves, mas as de Silvana Lima, Jacqueline Silva e Bruna Schmitz.
Bruninha, 18, classificada pelo ranking de acesso, estréia no WCT em 2009, Jacque, 29, parte para a décima temporada, e Silvana, 24, com o desempenho deste ano, torna-se a nossa maior esperança de título na elite. Nas últimas três provas, na Austrália, no Peru e no Havaí, Silvana foi vice-campeã, perdendo nos últimos minutos ou por pequena diferença. Essa arrancada a levou ao terceiro lugar no ranking e à condição de disputar o vice-mundial.
A última etapa do ano, o Billabong Pro, poderia terminar ontem em Honolua, Havaí. Com o título definido a favor da australiana Stephanie Gilmore, Silvana e Layne Beachley disputavam o posto de segunda melhor do mundo. A peruana Sofia Mulanovich ocupava a posição, mas já estava fora da prova.
O tour feminino promete em 2009. Beachley, 36, que venceu sete dos últimos 11 mundiais, anunciou a aposentadoria. Gilmore aos 20 anos já é bicampeã, sua conterrânea Sally Fitzgibbons, 17, chega prestigiada pela conquista do Mundial Júnior e do WQS, e Silvana precisa superar a barreira do segundo lugar, vencer uma etapa, para entrar de vez nessa disputa. Aí, quem sabe, teremos títulos em vez de vagas para festejar.
No masculino, o Billabong Pipeline Masters deveria ser interrompido ontem, segundo a meteorologia. Lá, além da Tríplice Coroa, está em disputa o segundo posto no ranking (Kelly Slater já é campeão há três etapas). Joel Parkinson entrou no páreo com Bede Durbidge e Taj Burrow ao igualar o recorde de Slater de 20 pontos numa bateria e avançar.
Adriano de Souza era o único brasileiro entre os 16 que seguiam na prova. Heitor Alves perdeu de cara, mas foi beneficiado por derrotas de rivais. Neco Padaratz, que poderia trazer a quarta vaga ao Brasil como convidado da ASP, segue em tratamento médico e desistiu da temporada 2009; pleiteia vaga para 2010.

DO LEME AO PONTAL
Inspirado no sucesso de Tim Maia, o atleta olímpico Luiz Lima pretende nadar neste sábado os 35 km que separam as praias cariocas.

CORRIDA DE AVENTURA
A Oskalunga Sundown venceu a quarta etapa do Adventure Race, disputada em Parati, e conquistou o Circuito. QuasarLontra ficou com a segunda colocação.

BRASILEIRO DE KITESURFE
O Circuito terminou no domingo no Rio, com Bruna Kajiya e Reno Romeu campeões no Freestyle, Carol Freitas e Roberto Vieira na Wave e Nayara Licarião e Pedro Carvalho na Regata.

sarli@trip.com.br



Texto Anterior: Doping: COI retira medalhas de bielo-russos
Próximo Texto: Torcedor são-paulino morre no DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.